Se um dos grandes problemas para a saúde humana é a sedentariedade, a Jaguar Land Rover deu um passo em frente para oferecer um banco automóvel que consiga auxiliar os ocupantes de um veículo a replicarem, sentados, os movimentos associados à deslocação a pé.

Apelidado pela Jaguar Land Rover de “banco do futuro”, este sistema consegue adaptar-se ao corpo do utilizador, levando em conta os riscos para a saúde provocados por longos períodos de tempo passados na posição sentada.

a carregar vídeo

O banco ”ergonómico ativo”, que está a ser testado no departamento Body Interiors Research da Jaguar Land Rover, tem um conjunto de atuadores colocados no seu interior que efetuam constantes micro-acertos, para que o cérebro do utilizador tenha a sensação de estar a andar pelo seu pé. Além disso, pode ser adaptado individualmente a cada condutor ou passageiro.

Ao simular o movimento de andar, conhecido como oscilação pélvica, esta tecnologia pode ajudar a diminuir os problemas de saúde provocados por longos períodos de tempo passados na posição sentada durante viagens mais longas.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um quarto da população, isto é, 1.4 milhões de pessoas, tem uma vida cada vez mais sedentária, o que provoca encurtamentos nos músculos das pernas, glúteos e problemas de anca, dando origem dores de costas e problemas de coluna. Além disso, um músculo mais frágil é mais propenso a lesões devido a quedas ou torções.

Responsável pela área médica da Jaguar Land Rover, Steve Lley, explicou que “o objectivo dos nossos projetos de investigação na área da tecnologia é o bem-estar dos nossos clientes e funcionários. Graças à nossa experiência em engenharia, desenvolvemos o banco do futuro, com tecnologias inovadores nunca vistas no setor automóvel, com o intuito de abordar um problema que afeta pessoas de todo o mundo”.

Além do mais, o Dr. Lley aconselha como ajustar o banco para garantir uma posição de condução correta: não levar objetos volumosos nos bolsos das calças ou casacos, posicionar corretamente os ombros, garantir o correto alinhamento entre a coluna vertebral e a pélvis, e apoiar bem os músculos das pernas e glúteos de modo a reduzir os pontos de pressão. Pode ver esses mesmos conselhos no vídeo abaixo.

a carregar vídeo