A Jaguar Land Rover está a preparar-se para os veículos elétricos do futuro com investigação e desenvolvimento de materiais compósitos leves e avançados que irão possibilitar um reforço da autonomia, maior performance uma experiência de condução mais dinâmica.

O grupo JLR apelida este seu novo projeto de ‘Tucana’, sendo um programa de quatro anos que pretende fazer do Reino Unido um dos líderes mundiais no desenvolvimento de tecnologias de emissões de carbono reduzidas, contribuindo assim para evitar a emissão de 4.5 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera entre 2023 e 2032. Tal dependerá do aumento da utilização dos veículos elétricos, ao mesmo tempo que torna os veículos mais leves de forma a reduzir as emissões e a reduzir o consumo de energia dos propulsores eletrificados.

Esta investigação irá permitir à Jaguar Land Rover desenvolver estruturas de veículos e sistemas de propulsão substituindo o alumínio e aço por compósitos com capacidade de lidar com o aumento de binário disponibilizado pelas baterias de alta performance, melhorando a eficiência e reduzindo o impacto do CO2.

Em suma, os objetivos passam pelo aumento da rigidez dos veículos em 30%, redução do peso em 35 kg e calibrar adicionalmente a estrutura de segurança contra embates através da utilização estratégica de compósitos específicos, tais como fibra de carbono. A redução do peso da carroçaria irá permitir a instalação de baterias maiores com aumento de autonomia – sem impacto nas emissões de CO2. O grupo britânico espera ter os primeiros exemplares ‘Tucana’ para testes em 2022.

Além dos esforços da Jaguar Land Rover, este consórcio reúne ainda os parceiros da indústria de produção e fornecimento de componentes Warwick Manufacturing Group (WMG), Expert Tooling & Automation, Broetje-Automation UK, Toray International UK, CCP Gransden e The Centre for Modelling & Simulation (CFMS).

“O desenvolvimento de novas estruturas de carroçaria leves para complementar os mais recentes sistemas de propulsão com zero emissões terá um papel chave na continuação da eletrificação da nossa gama de veículos. Este projeto irá permitir o reconhecimento das verdadeiras credenciais ambientais dos veículos elétricos, permitindo a adoção mais abrangente da tecnologia, impulsionando a Jaguar Land Rover e a cadeia de fornecedores do Reino Unido para uma posição líder a nível mundial na tecnologia de carbono reduzido”, explica Marcus Henry, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da JLR.

Empenhada numa eletrificação total, para já a marca conta com uma composta por modelos eletrificados de alguma forma, sublinhada recentemente com a chegada do Jaguar E-Pace P300e Híbrido Plug-in e do Jaguar F-Pace P400e, a que se junta ainda o Jaguar I-Pace 100% elétrico. Na Land Rover, o novo Range Rover Velar é agora disponibilizado com o P400e, completando as opções híbridas disponibilizadas na família Range Rover.

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