O grupo britânico apresenta uma nova tecnologia de cancelamento de ruído que elimina do habitáculo a maioria dos sons indesejados provenientes da estrada e do rolamento dos pneus.

Mais conforto para condutores e passageiros é a promessa da Jaguar Land Rover com a sua nova tecnologia de cancelamento de ruído, já incorporada nas atuais gerações dos Jaguar F-Pace, Jaguar XF e Range Rover Velar, permitindo reduzir os picos de ruído indesejado em 10 dB e os níveis de ruído geral entre 3 e 4 dB, o equivalente a baixar em quatro pontos o volume do sistema de som do veículo.

De acordo com o construtor, “esta importante redução da exposição a ruídos de baixa frequência de até 300 Hz pode auxiliar a prevenir a fadiga do condutor em viagens mais longas – a fadiga afeta a capacidade do condutor para enfrentar perigos ou eventos inesperados.

A tecnologia acústica ativa da Silentium utiliza um conjunto de sensores posicionados nas rodas que monitorização continuamente as vibrações do piso da estrada, calculando a onda sonora oposta necessária para eliminar o ruído.

O chamado som de cancelamento é reproduzido através do sistema Meridian, enquanto o veículo calcula a ocupação do veículo para maximizar o desempenho do cancelamento ativo do ruído da estrada para o condutor e passageiros.