Site icon Motor 24

Jaguar Land Rover recorre a impressoras 3D para produzir viseiras de uso médico

A Jaguar Land Rover deu mais um passo na ajuda aos profissionais de saúde no Reino Unido, passando a produzir viseiras protetoras da face, tirando partido da sua experiência em design CAD para responder ao apelo do Governo britânico para incrementar o fornecimento de equipamento vital para a luta contra o coronavírus.

O design da única viseira reutilizável deste tipo aprovada pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS), foi desenvolvido em conjunto entre uma equipa de profissionais de saúde para a impressão rápida e eficiente de protótipos no Centro de Criação de Produtos Avançados de Gaydon, que alberga uma das instalações de impressão 3D mais avançada da Europa.

Antes de a JLR iniciar a produção, em Warwickshire, a 31 de março, foram realizados testes com profissionais de saúde de hospitais britânicos, como Great Western Hospitals ou South Warwickshire NHS Foundation Trust.

[soliloquy id=”890562″]

O uso da tecnologia de protótipos rápidos permitiu que os engenheiros trabalhassem em várias perspetivas do design em menos de uma semana, tornando possível o uso do pessoal médico. Os engenheiros do Additive Manufacturing Centre, que desenharam e produziram as viseiras, estão em conversações com fornecedores e parceiros para amplificar a produção e esperam criar ferramentas que permitam a produção em massa destas viseiras.

Através da colaboração de empresas como a Pro2Pro, em Telford (Reino Unido), a intenção é produzir 5 mil viseiras por semana para as equipas do NHS em todo o Reino Unido.

Código aberto

A intenção da JLR é de colocar os ficheiros de design CAD em código aberto, à disposição de produtores e fornecedores, para que nas próximas semanas se possam imprimir muitas mais viseiras de proteção.

Cada viseira foi desenhada para ser reutilizável, porque pode ser desmontada e desinfetada facilmente, antes de ser usada novamente. O escudo transparente é produzido com policarbonato quimicamente resistente, que é recortado pela RGH Rubber Limited, que usa uma máquina multicorte.

Criado por processos de sinterização laser, fusão a jato e FDM de última geração, a equipa esforçou-se por assegurar, especialmente, que a aba transparente possa ser usada comodamente e com segurança, durante muitas horas. Uma fita elástica – proporcionada pela Beacon Trimmings, de Coventry – mantém a viseira no seu lugar e pode ser substituída rápida e facilmente para evitar a contaminação. As peças são montadas por uma equipa reduzida de quatro colaboradores da JLR, numa área limpa e concebida especialmente para este trabalho. Foram estabelecidos procedimentos rigorosos para assegurar que não há risco de contaminação antes das viseiras terminadas saírem das instalações.

a carregar vídeo

Sobre esta tarefa, Ben Wilson, responsável pela área de Produção de Protótipos da Jaguar Land Rover, explicou que “foi um verdadeiro trabalho em equipa, testámos diferentes materiais e melhorámos o design através de várias interações com médicos e enfermeiros que estão na primeira linha, o que nos permitiu criar algo realmente adequado para este propósito”.

Aquele elemento do grupo britânico considerou ainda que, embora “seja um pequeno esforço, é vital que ajudemos tantas mais pessoas que consigamos ao usar os nossos recursos. As equipas de trabalho da JLR, juntamente com a comunidade de design e impressão 3D que ajudou via digital, continuarão a fazer tudo o que possam para ajudar os profissionais de saúde”.

Exit mobile version