Jaguar redesenha a marca e Musk pergunta: “vendem carros?”

21/11/2024

A Jaguar anunciou uma alteração completa da sua linguagem visual e do seu posicionamento que definiu como um “exuberante modernismo” e que suscitou reações mistas, entre as quais as de Elon Kusk.

 

“Não copiamos nada” é o novo lema da Jaguar, a marca britânica que parou as vendas dos seus modelos atuais e se vai posicionar como um construtor de modelos 100% elétricos de luxo.

A Jaguar desvendou o seu novo logotipo, JaGUar, que mistura maiúsculas com minúsculas, “demonstrando o inesperado” numa “celebração ao modernismo”.

Ao mesmo tempo, produziu um clip de vídeo cheio de cor e de imagens que quer disruptivas, onde anuncia não copiar nada e “partir os moldes”.

Na rede social X, a Jaguar mostrou o vídeo onde não aparece nenhum automóvel e que suscitou um intenso debate, com mais de 29 mil comentários. Entre os que se manifestaram está Elon Musk.

O dono do X e proprietário da Tesla deixou a pergunta irónica e maliciosa: “Vendem carros?”, questionou Musk.

A Jaguar absorveu o golpe com elegância e respondeu a Musk: “Sim. Gostaríamos de o mostrar. Junta-se a nós para uma chávena de chá em Miami, a 2 de dezembro?”.

Será nessa data que o “novo estado de transformação da Jaguar” será desvendado na Miami Art Week.

“A New Jaguar é uma marca construída em torno do Modernismo Exuberante. É imaginativa, ousada e artística em todos os pontos de contacto. É única e destemida”, afirma Gerry McGovern Obbe, Chief Criative Officer da Jaguar.

Salientando que a visão atual da marca se baseia na filosofia do fundador da marca, que afirmava que “um Jaguar não deve ser uma cópia de nada”, McGovern Obb afirma que a nova linguagem gráfica é “uma reimaginação que recupera a essência da Jaguar, devolvendo-a aos valores que a tornaram tão amada, mas tornando-a relevante para um público contemporâneo. Estamos a criar a Jaguar para o futuro, restaurando o seu estatuto como uma marca que enriquece a vida dos nossos clientes e da comunidade Jaguar”.

Recorde-se que a Jaguar acaba de divulgar as primeiras imagens do seu futuro automóvel 100% elétrico, que já está em testes de estrada.

Nessas imagens, pode-se ver um GT de 4 portas, com um perfil baixo e alongado, totalmente diferente das últimas criações da marca britânica.