Jaguar XE SVO bate Alfa Romeo Giulia na ‘guerra de titãs’ do Nürburgring

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

A ‘guerra’ pelo recorde de volta mais rápida no circuito de Nürburgring Nordschleife continua a atrair muitos fabricantes, seja no segmento dos compactos, seja no das berlinas desportivas Premium.

Na mais recente ronda de testes naquele icónico traçado de mais de 20 quilómetros, o superlativo Jaguar XE SV Project 8 arrebatou o recorde de berlina mais rápida ao bater o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio com um tempo de 7 minutos e 23 segundos.

Esse registo deixou o modelo italiano, equipado com um bloco V6 a gasolina de 510 CV, a nove segundos, já que o tempo do Giulia havia sido de 7 minutos e 32 segundos. Para conseguir essa façanha, o Jaguar fez uso do seu motor V8 de 5.0 litros com 600 CV de potência, bastante mais do que a disponível no Quadrifoglio, podendo acelerar dos 0 aos 100 km/h em meros 3,3 segundos e seguir até aos 321 km/h de velocidade de ponta.

Uma das diferenças importantes entre o Jaguar XE SV Project 8 e o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio está na sua orientação: enquanto este último está destinado à produção em massa, o carro britânico foi desenvolvido para ser vendido em série muito limitada de apenas 300 unidades.

a carregar vídeo

“A SVO existe para puxar os limites da performance, luxo e capacidade de todo-o-terreno. O XE SV Project 8, produzido de forma artesanal, leva esse princípio ao limite, extraindo performances capazes de bater um superdesportivo tendo como base a nossa berlina mais compacta de quatro portas”, refere o diretor da Jaguar Land Rover Special Operations, John Edwards.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.