Considerado por muitos como o primeiro supercarro derivado de um modelo de competição, o Jaguar XKSS tem uma história peculiar, na medida em que a sua produção prevista de 25 unidades nunca chegou a ser concluída. A razão prende-se com um incêndio na fábrica de Browns Lane nas Midlands Britânicas, em 1957, que destruiu nove unidades destinadas ao mercado norte-americano, o que significa que apenas foram construídas 16 unidades deste modelo.

Contudo, fruto de um intenso trabalho de pesquisa da Jaguar Classic, o XKSS está de regresso, com este modelo, uma conversão para estrada do D-Type que venceu em Le Mans e que foi produzido entre 1954 e 1956, a replicar fielmente as especificações originais. Um exercício profundo da marca britânica, que agora revela a primeira unidade dos XKSS genuínos, com acabamento na cor Sherwood Green. Ao todo, serão nove as unidades a produzir para entregar a clientes selecionados em 2017 por um preço a rondar o milhão de libras esterlinas. Estes serão totalmente novos, com números de chassis da época a partir do registo de chassis deste modelo.

O novo e único XKSS apresentado em Los Angeles representa 18 meses de investigação e será usado como modelo a partir do qual serão produzidos os noves automóveis de continuidade, sendo apenas o segundo que a Jaguar Classic leva a cabo. O primeiro foi o Lightweight E-Type, do qual se produziram mais seis unidades em 2014. Com este projeto, a equipa de engenharia aprendeu a criar automóveis que respeitam fielmente as especificações da época de produção original, um conhecimento que saiu valorizado com este ‘novo original’.

O XKSS revelado em Los Angeles é uma reprodução de época exata, tendo sido construído combinando os desenhos originais existentes no arquivo da Jaguar e a tecnologia moderna. A equipa de engenharia da Jaguar Classic digitalizou várias versões do XKSS de 1957 para gerar uma imagem digital completa do automóvel, da carroçaria ao chassis, com todas as peças necessárias.

A carroçaria do XKSS utiliza uma liga de magnésio, tal com em 1957, e, como os moldes originais já não existem, a Jaguar Classic teve de produzir novamente um molde específico e baseado nas carroçarias originais dos anos 50. As carroçarias dos nove automóveis serão construídas neste molde, usando um processo tradicional denominado rolagem manual.

Os técnicos especializados da Jaguar Classic trabalharam com os quadros originais para produzir versões CAD que apoiaram a construção do chassis. Em parceria com a equipa Classic, o fabricante de chassis Reynolds, famoso pelos tubos 531, recebeu instruções para produzir novas peças personalizadas com medidas imperiais, em vez de métricas. Os quadros são soldados com bronze, tal como os tubos do chassis do XKSS original.

Os automóveis de continuidade incluem travões de disco Dunlop nas quatro rodas com as especificações de época, bomba Plessey e pneus Dunlop em rodas de duas peças rebitadas de liga de magnésio.

Os veículos dos clientes começaram a ser construídos artesanalmente este ano e estima-se que serão necessárias 10.000 horas de trabalho para cada um dos novos automóveis XKSS.

Mecânica doutros tempos

O XKSS possui um motor Jaguar D-type de 3.4 litros com seis cilindros em linha e é capaz de debitar 262 cv de potência. O motor inclui blocos de ferro fundido inteiramente novos, novas cabeças de cilindro fundidas e três carburadores Weber DC03.

As especificações sofreram pequenas alterações unicamente para melhorar a segurança do condutor e dos passageiros. O sistema de combustível, por exemplo, usa materiais modernos e resistentes para tolerar o rendimento dos combustíveis modernos.

No interior este ‘novo original’ exibe reproduções perfeitas dos indicadores Smiths originais. Tudo é precisamente como em 1957, desde a madeira do volante até à textura dos bancos em pele, passando pelos botões de latão no painel de instrumentos deste XKSS.

“O programa de continuidade XKSS revela bem a competência de nível mundial da Jaguar Land Rover Classic. Queremos estimular a paixão e o entusiasmo pelo passado ilustre da Jaguar com a oferta de automóveis, serviços, peças e experiências excecionais. A Jaguar Land Rover Classic está posicionada na perfeição para satisfazer esta paixão crescente pelos clássicos, com uma nova sede global de 7.5 milhões de libras a inaugurar em Coventry em 2017, explica Tim Hannig, Director da Jaguar Land Rover Classic, ambicioso na sua meta de expandir o negócio.

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