A Jeep avança na eletrificação e anunciou que irá oferecer até final deste ano, um portefólio de modelos SUV eletrificados graças ao lançamento das novas versões híbridas para os modelos Compass e Renegade. A introdução destas novas versões e-Hybrid irá oferecer aos clientes um novo ponto de entrada na gama eletrificada da Jeep, quando chegarem ao mercado, em março próximo.

Sem contarem com a eletrificação no formato mais aprofundado dos modelos 4xe (plug-in híbridos), estes novos modelos juntam-se a essas versões PHEV, que atualmente representam mais de 25% das vendas totais da marca na Europa. Em mercados como a França, os modelos Jeep 4xe alcançaram mais de 50% das vendas totais, enquanto em Itália, o maior mercado da marca Jeep na Europa, a Jeep foi a marca líder no mercado de veículos eletrificados (englobando Veículos Elétricos a Bateria e Híbridos Plug-in).

Os novos modelos estreiam um avançado sistema híbrido composto por um novo motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros, da família Global Small Engine, com 130 CV de potência e 240 Nm de binário máximo, estando associado a uma nova transmissão automática de sete velocidades 7HDT300 de dupla embraiagem.

O sistema motriz integra um motor elétrico incorporado de 48 volts e 15 kW (20 CV) que fornece 55 Nm de binário – equivalente a 135 Nm ao nível da engrenagem da caixa de velocidades – podendo impulsionar as rodas mesmo quando o motor de combustão interna se encontrar desligado. As novas versões permitem uma redução máxima de consumos de 15%, bem como emissões de CO2 mais baixas do que as dos anteriores modelos a gasolina.

Entre as suas características está a possibilidade de contarem com propulsão totalmente elétrica no arranque, mas também quando se deslocam a baixas velocidades, em velocidades de cruzeiro e em manobras de estacionamento.

Motor otimizado para a performance híbrida

O novo motor sobrealimentado de quatro cilindros foi concebido para resposta otimizada em utilização híbrida, para otimizar a termodinâmica e, portanto, para economizar no consumo de combustível. Opera em ciclo Miller, melhorando a eficiência térmica e oferecendo uma elevada relação de compressão (12.5:1), uma nova cabeça de cilindros com câmara de combustão compacta, temporização variável de válvulas de dupla fase e condutas de admissão especiais de ‘elevada turbulência’. Também novo é o sistema de injeção direta de alta pressão, funcionando até 350 bar. Um motor de arranque/gerador acionado por correia encontra-se também acoplado ao motor a gasolina, para garantir transições rápidas e silenciosas nos arranques.

a carregar vídeo

O sistema de travagem dos novos Renegade e Compass e-Hybrid inclui o Sistema de Travagem Inteligente, que conta com uma funcionalidade de ‘carga automática’, recorrendo a uma travagem regenerativa mista para maximizar a recuperação da energia cinética e melhorar a eficiência (‘Energy Recovery’).

Por outro lado, a tecnologia ‘Boost & Load Point Shift’ recorre ao princípio ‘e-Boosting’ para aumentar o binário disponível graças ao motor elétrico que apoia o motor a gasolina. Além disso, aproveitando o binário (propulsão ou travagem) entregue pelo motor elétrico, é possível otimizar o ponto de funcionamento do motor a gasolina;

Os novos Jeep Renegade e Compass e-Hybrid podem operar em vários cenários de condução utilizando apenas o motor elétrico (e com o motor a gasolina desligado), por exemplo, nos arranques, nas manobras a baixa velocidade e marcha-atrás. As capacidades EV estão disponíveis dependendo do estado de carga da bateria e da potência requerida.

Funcionalidades de conectividade de última geração

A tecnologia integrada nos modelos Renegade e Compass oferece vários modos de funcionamento para informar com maior detalhe os condutores. O sistema híbrido também pode ser gerido a partir das ‘Hybrid Pages’, permitindo ao condutor monitorizar a distribuição entre propulsão térmica e elétrica, bem como o histórico de condução a gasolina ou em modo elétrico. As adaptações feitas ao painel de instrumentos permitem aos condutores monitorizar todos os parâmetros do sistema híbrido e garantir um controlo total sobre a experiência de condução.

O sistema inclui ecrãs táteis de dimensão máxima de 8.4” e 10.1” (apenas para o Compass) do sistema Uconnect NAV, bem como uma abrangente conectividade, a bordo e remota, com a integração dos aplicativos para smartphones Apple CarPlay e Android Auto.

Os novos modelos híbridos Renegade e Compass virão equipados com serviços conectados, como o pré-instalado Uconnect Box, que fornece acesso à plataforma Uconnect Services e a uma série de funcionalidades que podem ser acedidas através de vários pontos de contacto tais como a aplicação móvel ‘My Uconnect’, um smartwatch, o portal dedicado, os botões junto das luzes do tejadilho do veículo e através dos assistentes de voz (Amazon Alexa e Google Assistant).

Através da app ‘My Uconnect’ os clientes podem aceder a uma série de serviços conectados para uma gestão rápida e fácil do estado e manutenção do veículo, para controlo remoto da localização, para trancar e destrancar as portas, para ligar as luzes e para receber apoio, se necessário.

Gama completa

A nova gama híbrida é composta por quatro níveis de equipamento – Longitude, Night Eagle, Limited e S, além da edição especial de lançamento ‘Upland’. Todos estão equipados com tração dianteira, nova caixa automática de sete velocidades com dupla embraiagem e tecnologia híbrida com um motor a gasolina turbo de 1.5 litros, com 130 CV e 240 Nm de binário máximo. Uma ampla gama de opções de personalização está disponível, com a opção do tejadilho preto contrastante e incluindo um máximo de oito cores de carroçaria diferentes para o Renegade e sete para o Compass, incluindo a nova cor Matter Azur, específica para a versão ‘Upland’. Está também disponível uma ampla gama de jantes em liga leve com designs específicos para os modelos Renegade e Compass.

Antonella Bruno, Diretor da marca Jeep na Europa, enalteceu esta nova adição à gama eletrificada da marca americana, dizendo tratar-se de “mais um passo rumo à abrangente eletrificação da nossa gama completa de produtos na Europa”.

“Os Jeep Compass e Renegade e-Hybrid oferecem um novo ponto de entrada no nosso portefólio eletrificado, expandindo a nossa dinâmica de vendas através da oferta de mais opções híbridas a um maior número de clientes europeus. Esta expansão de produto irá continuar no verão deste ano com a introdução da versão 4xe do novo Jeep Grand Cherokee”, complementou.


Edição especial de lançamento ‘Upland’ a pensar na sustentabilidade

Para o lançamento destas novas opções híbridas, a Jeep criou a edição especial ‘Upland’, que pretente destacar a atenção da Jeep para com o ambiente e o seu compromisso em termos de sustentabilidade. Com detalhes estéticos únicos e integrando materiais sustentáveis e pinturas e acabamentos ecológicos, esta nova proposta em edição especial também ficará disponível nos modelos Renegade e Compass 4xe Plug-in Hybrid.

O novo ‘Upland’ é imediatamente reconhecível pela sua nova e exclusiva cor exterior “Matter Azur”, associado a um tejadilho preto de dois tons (com um novo design, mais visível e extenso específico do modelo Renegade), bem como jantes de liga leve ‘gloss back’ de 17″ (no Renegade) e de 18″ (no Compass). Completando o estilo único do exterior estão os novos acabamentos em bronze MetaKrome nos rebordos da grelha dianteira e na soleira traseira, bem como um autocolante dedicado na capota.

No interior, as versões ‘Upland’ recorrem extensivamente a materiais reciclados para o forro do tejadilho, os tapetes com um novo design específico e os exclusivos bancos ‘Seaqual’ concebidos com plásticos reciclados recolhidos dos oceanos, com costuras de contraste distintas e desportivas, logótipo “Jeep” nos encostos dianteiros e uma inserção em vinil orgânico na sua secção superior.

Os plásticos recolhidos do Mar Mediterrâneo com a ajuda dos pescadores são transformados pela Seaqual numa fibra de poliéster que pode ser usada como um tecido genuíno. Na fase de tecelagem, o fio ‘Seaqual’ é misturado com outras fibras ecológicas, todas elas naturais, recicladas ou recuperadas.

No modelo Renegade, alguns dos painéis e componentes de plástico preto utilizados no interior são também derivados de materiais reciclados, especificamente plásticos usados anteriormente em faróis de veículos. O habitáculo também apresenta acabamentos pintados em bronze MetaKrome em vários moldes. No modelo Compass, tanto os painéis das portas como o tablier são revestidos no mesmo material derivado de plástico reciclado, enquanto o acabamento bronze MetaKrome, feito com tintas ecológicas, realça todo o perfil do tablier.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.