Jeep Cherokee: novos argumentos de um ícone

08/09/2018

O renovado Cherokee foi melhorado num dos seus pontos mais críticos: a estética. Juntam-se ainda um habitáculo redesenhado, melhores capacidades dinâmicas e novas tecnologias de apoio à condução.

A atual geração Cherokee rompeu com o seu antecessor, e isso pareceu não agradar muito aos fãs da marca americana. Por isso, os estilistas puseram mãos à obra para, sem modificar totalmente o seu SUV médio, torná-lo mais apelativo e modernizado, mas sempre fiel ao icónico estilo Jeep. Apresenta novos faróis dianteiros, totalmente LED de série, e um característico capot em ‘cascata’, que dispõe de nova estrutura em alumínio. Já na traseira os grupos óticos passam a incluir um subtil friso de luzes LED, que envolve as luzes individuais de stop e os ´piscas’.

O habitáculo foi objeto de retoques, graças à aplicação de novos materiais e maior rigor de montagem, além de ter visto o conforto e a funcionalidade aumentados, graças a práticos compartimentos de arrumação. O botão do travão elétrico de estacionamento passou a estar colocado dentro da moldura da alavanca de velocidades para facilidade de manuseamento, ao passo que as patilhas de comando da caixa estão agora montadas no volante nas versões de caixa automática.

Mais tecnologia

Dependendo do nível de equipamento, o Jeep Cherokee pode ser equipado com o sistema Uconnect de 7.0’’ ou 8.4” NAV, que incluem processador mais potente, resposta mais rápida e ecrã tátil capacitivo a cores, com funcionalidades Apple CarPlay e Android Auto. É a partir daqui que o condutor pode comandar e visualizar o sistema de navegação, o computador de bordo, os alertas de segurança, o cruise control adaptativo plus, sistema áudio e elementos específicos da Jeep, como o sistema Selec-Terrain.

Em matéria de segurança, passam a estar incluídos elementos como Aviso de Colisão Frontal Plus com Travagem de Emergência e Reconhecimento de Peões, Alerta de Transposição de Faixa de Rodagem Plus, Monitorização dos Ângulos Mortos com Deteção de Veículos, câmara traseira de marcha atrás ParkView com grelha de linhas dinâmicas, Limitador Ativo de Velocidade e oito airbags de série.

A consola central foi redesenhada para criar espaço adicional, ideal para smartphones e outros dispositivos perto da entrada USB integrada.

No que respeita ao espaço, embora o habitáculo mantenha as suas cotas, a bagageira foi aumentada em cerca de 70 litros, levando a capacidade total de carga até um máximo de 570 litros.

De 150 ou 195 CV

Na base da oferta mecânica do Cherokee está o 2.2 MultiJet II Turbodiesel, que disõe de dois patamares de potência – 150 ou 195 CV. No primeiro caso, a caixa associada é a manual de 6 velocidades, ao passo que o segundo recorre à sofisticada caixa automática de 9 relações.

Os sistemas de transmissão podem ser 4×2 ou 4×4 em ambas motorizações, havendo a opção redutoras, denominado Acive Drive II, havendo ainda um dispositivo Active Drive Lock – bloqueio do diferencial traseiro – apenas disponível para a versão Trailhawk.

A oferta para Portugal inclui três níveis de equipamento – Longitude, Limited e Overland – com preços que começam nos €52.000. Para 2019 estão previstos chegar as versões Sport e o mais radical Trailhawk.

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