Jeep Grand Cherokee Trackhawk a 280 km/h no gelo russo

06/05/2019

Há recordes para todos os gostos e feitios e a Jeep arrebatou um para si ao obter a velocidade de ponta mais elevada para um SUV no gelo. O autor da façanha foi um Grand Cherokee Trackhawk, que espalhou os seus 710 CV de potência pelo gelo do Lago Baikal, na Rússia, onde se disputou mais uma edição do “Speed Days on the Baikal Ice”.

De acordo com os dados confirmados pela Federação Russa do Automóvel (FAR), o Grand Cherokee Trackhawk registou uma velocidade média, numa distância de um quilómetro, de mais de 257 km/h com partida lançada e uma velocidade média superior a 100 km/h com partida de posição parada. A velocidade máxima sobre gelo, segundo os localizadores GPS, foi de 280 km/h.

Para obter esses números, o Jeep conta com motor V8 de 6.2 litros com 710 CV, acelerando dos zero aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos e chegando aos 290 km/h de velocidade máxima.

A participação nesta prova representa uma severa exigência para o sistema de travagem, devido às especificidades do gelo de Baikal. À luz do sol, a superfície do lago encontra-se coberta por uma película de água que reduz a aderência ao piso, mas o sistema Brembo montado no Grand Cherokee assegurou competência máxima no momento de travar e reduzir a velocidade.

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Entre os parâmetros técnicos de destaque deste modelo contam-se ainda o sistema de tração integral Jeep Quadra-Trac, que inclui diferencial traseiro eletrónico de deslizamento limitado e caixa de transferência de uma velocidade, e pelo sistema Selec-Track com cinco modos dinâmicos de condução – Auto, Sport, Track, Snow e Tow -, que permite que o condutor escolha a configuração ideal em função das exigências do piso e das condições ambientais, incluindo condução em gelo.

No entanto, para reduzir o peso, foram removidos do Grand Cherokee Trackhawk os elementos desnecessários e o combustível presente era apenas o necessário para… dar o máximo. Todas as voltas foram efetuadas de acordo com os regulamentos da FIA Russa.

A velocidade média máxima foi medida numa distância de um quilómetro com partida lançada; os condutores tinham de percorrer um quilómetro no meio da pista à máxima velocidade possível e um quilómetro com partida de posição parada. As regras ditaram também que era necessário passar pelos pontos de cronometragem em ambas as direções, para que os juízes pudessem calcular o resultado médio. O comprimento total da pista era de 12 km, de modo a permitir as necessárias acelerações e travagens.

A velocidade absoluta máxima alcançada em cada volta foi incluída no Livro de Recordes oficial da Rússia.

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