A pensar na sua participação na edição de 2021 do passeio radical ‘Easter Jeep Safari’, a Jeep apresentou sete novos conceitos de mobilidade ilimitada, incluindo um jipe 100% elétrico com a particularidade de contar com uma caixa manual, algo que até aqui ainda nenhum construtor automóvel tinha abordado.

Organizado pelo clube de condutores de veículos de tração integral ‘Red Rock 4-Wheelers’, de Moab, o ‘Easter Jeep Safari’ consiste em passeios em trilhos, normalmente de um dia, com partida de Moab, Utah, ao longo dos nove dias do evento.

Para 2021, este evento que teve a sua primeira edição em 1967, a Jeep dedicou-se a fundo com a ideia de tornar os passeios radicais mais ecológicos sem esquecer o lado da diversão, com as equipas da Jeep e da Jeep Performance Parts (JPP) a unirem esforços para a criação de uma gama de protótipos personalizados para enfrentar estes trilhos, entre 27 de março e 4 de abril, para uma semana de férias prolongada de passeios em trilhos e em fora-de-estrada técnico nalguns dos mais desafiadores e pitorescos terrenos.

Ao todo, serão sete os protótipos produzidos pela Jeep e Jeep Performance Parts, com o destaque a recair no primeiro modelo 100% elétrico, mais um marcao na estrada da Jeep para se tornar numa marca ecológica entre as fabricantes de SUV e jipes para exploração da natureza.

A força do Magneto

As atenções estarão centradas no apropriadamente designado Jeep Magneto, que se pauta pela discrição e silêncio de funcionamento, mas que não perde a sua versatilidade e habilidade para enfrentar as dificuldades típicas do todo-o-terreno. Baseado no Jeep Wrangler Rubicon de duas portas de 2020, o Magneto utiliza um motor elétrico de fluxo axial personalizado que opera até às 6000 rpm, estando ligado a uma caixa manual de seis velocidades, num exclusivo grupo motopropulsor manual-elétrico em que a embraiagem funciona como se o motor fosse de combustão interna. Em situações de mudanças rápidas, o motor elétrico ativa a regeneração depois do acoplamento da embraiagem para evitar atraso na redução das rotações.

Comparável ao Pentastar V6 de 3.6 litros, este compacto motor elétrico está afinado para debitar até 370 Nm de binário e 285 CV de potência. Específicas calibrações efetuadas em testes ajudam o grupo motopropulsor do Magneto a simular a experiência de condução do V6, igualando não só o binário, mas também a potência. Em condução moderada, a diferença de desempenho entre o V6 e o exclusivo sistema propulsor manual-elétrico do Magneto é negligenciável, exceto pelo funcionamento praticamente silencioso. Em caso de necessidade de maior aceleração, o motor elétrico debita 370 Nm de binário sem necessidade de aumentar as rotações. O concept Magneto acelera de zero a 60 mph (zero a 97 km/h) em 6,8 segundos.

O motor elétrico do Jeep Magneto é alimentado por packs de quatro baterias com potência combinada de 70 kWh, com um sistema de 800 Volts. As baterias de iões de lítio estão distribuídas pelo Wrangler de forma o equilibrar o peso sobre as quatro rodas. Um dos packs substitui o depósito de combustível a meio do Wrangler, outro no lado oposto ao do local do depósito de combustível, o terceiro encontra-se em cima do motor elétrico, sob o capô, estando o quarto pack colocado no espaço normalmente utilizado como bagageira e usando também o espaço tipicamente ocupado pelo silenciador de escape.

As baterias, uma caixa de interface com o veículo e o módulo de controlo da bateria encontram-se dentro de compartimentos impermeáveis para manter a capacidade do Wrangler de passagem a vau de 76 cm. Uma bateria de 12 V alimenta alguns sistemas, como o rádio e a iluminação. Uma segunda bateria de 12 V serve como unidade auxiliar de energia (APU) para acessórios, como o guincho. Um conversor DC/DC carrega ambas as baterias de 12 V, permitindo funcionamento de longo prazo de acessórios para fornecer energia a uma área de acampamento ou uma inesperada operação demorada do guincho. A marca afiança que os packs de baterias estão sempre em segurança, mesmo em situações de condução difícil, contando com placas inferiores personalizadas para proteção face a potenciais impactos da carroçaria ao passar em terrenos adversos. Um sistema de aquecimento de alta tensão de 10 kW mantém confortável o habitáculo totalmente descapotável.

Exteriormente, o Magneto distingue-se pela cor ‘Branco Bright’ com aplicações em ‘Azul Surf’ e pelo capot de alto rendimento com entrada de ar central e decalque personalizado, porta traseira redesenhada e luzes dianteiras a toda a largura. Por dentro, os estofos em pele ‘Azul Royal’ e preta personalizados com aplicações e faixas cor de ‘Safira’ e tapetes moldados laváveis Mopar conferem ao interior do Magneto um aspeto eletrificado.

O Jeep Magneto é equipado com kit de elevação de 2 polegadas da JPP, jantes Lights Out em preto metalizado de 17” com pneus mud-terrain de 35”, gaiola de proteção personalizada, proteções laterais inferiores Mopar, para-choques de aço com guincho Warn e revestimento da parte inferior da carroçaria em aço para maior capacidade em todo-o-terreno.

Regresso ao passado com o Jeepster Beach

Prestando homenagem aos Jeep do passado, o ‘restomod’ (restauro e modernização) deste ano é um regresso ao Jeepster da segunda geração. Originalmente projetado em torno do crescente interesse no uso de veículos 4×4 no tempo livre, o Jeepster Commando foi o primeiro veículo compacto de tração às quatro rodas com transmissão automática e, contrariamente aos Jeeps CJ da época, oferecia, de série, comodidades modernas, como portas, janelas laterais de enrolar, aquecimento e tejadilho.

Por seu turno, o concept Jeepster Beach começou como um Jeepster Commando (C-101) de 1968, tendo sido perfeitamente combinado com um Jeep Wrangler Rubicon de 2020. A carroçaria foi modificada e o exterior funde o acabamento cromado original com um moderno esquema colorido de dois tons, ‘Hazy IPA’ e ‘Óxido de Zinco’. Sob o capot, esconde-se um motor 2.0 de quatro cilindros sobrealimentado, com calibração personalizada que aumenta o rendimento do motor em cerca de 25% em relação à versão de série, levando-o a registar 340 CV de potência e 500 Nm de binário. O motor de injeção direta utiliza um turbocompressor de baixa inércia de duas volutas montado diretamente na cabeça dos cilindros, a par de circuito de refrigeração do turbocompressor e entradas de ar e corpo de borboleta específicos, para proporcionar excecionais níveis de rapidez de resposta, desempenho e eficiência energética. Uma transmissão automática de oito velocidades acoplada a uma caixa de transferência de 4:1 fornece tração aos pneus, de 35”.

O personalizado habitáculo do Jeepster Beach caracteriza-se por bancos premium com apoio lombar revestidos de pele encarnada. O banco traseiro foi substituído por uma gaiola de proteção de quatro pontos e os tapetes foram removidos para facilitar a limpeza da areia.

Pick-up dos duros

Terrenos duros exigem um sistema propulsor igualmente duro. O concept Jeep Red Bare Gladiator Rubicon tem como base um legado de longa data de resistentes pick-ups. O Red Bare é impulsionado pelo motor V6 EcoDiesel 3.0 sobrealimentado, com 260 CV de potência e 600 Nm de binário, com tecnologia Stop&Start de série, estando acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades TorqueFlite 8HP75, calibrada para efetuar mudanças a baixos regimes de rotações do motor e manobrar facilmente em terrenos exigentes. O Red Bare dispõe de resistentes eixos dianteiros e traseiros Dana 44, otimizados com relações de transmissão de 4,88 para excelente desempenho.

O Gladiator Red Bare distingue-se pela carroçaria em ‘Vermelho Fire Cracker’ com grafismos em preto mate e aplicações douradas, a par do capot e partes do capot Mojave e típica grelha de sete entradas em preto mate. O interior incorpora estofos de pele ‘Katzkin Preta’ com pespontos vermelhos e aplicações de flanela vermelha personalizadas. O painel de instrumentos foi revestido também com flanela vermelha, conferindo ao interior um arrojado acabamento rústico. Completando as aplicações interiores, a caixa de carga é revestida com piso da cor da carroçaria e tapetes laváveis Mopar.

O concept Gladiator Red Bare é ainda equipado com kit de elevação JPP de 2 polegadas, jantes de 17” em preto mate com pneus mud-terrain BFG de 37”, barra desportiva na caixa de carga, proteções laterais inferiores JPP Sand Slider, cobertura da caixa de carga e sistema de arrumação, para-choques de fábrica em aço com guincho Warn e resguardo da grelha dianteira para maior proteção em fora-de-estrada.

Estilo de vida a céu aberto

Baseado no Wrangler de duas portas, o concept Jeep Orange Peelz presta tributo ao já tradicional estilo de vida a céu aberto, removendo as janelas laterais e traseira, instalando protótipos de meias-portas JPP e um tejadilho de vidro Freedom Top de uma peça removível personalizado.

O desempenho em todo-o-terreno provém do comprovado kit de elevação de 2” JPP com amortecedores FOX, que aumenta a distância ao solo. Sob os guarda-lamas de aço sobre-elevados, encontram-se jantes de alumínio com bloqueio de talão JPP de 17” com pneus mud-terrain BF Goodrich KM3 de 37” com tampas das hastes das válvulas Mopar com o logótipo Jeep.

O capot apresenta presilhas de fecho Mopar pretas personalizadas com o logo Jeep Willys, ladeadas por luzes LED de fora-de-estrada de 5” JPP montadas na base dos pilares A, fornecendo, cada uma, 4800 lúmens de potência para ajudar a iluminar o trilho em frente. Para maior proteção contra lascas no para-brisas ao conduzir em estrada ou em todo-o-terreno, o concept Jeep Orange Peelz é equipado com para-brisas Mopar de fábrica feito com Corning Gorilla Glass.

Um para-choque de aço JPP Rubicon personalizado inclui um protótipo de resguardo da grelha de aço de 2” e um exclusivo guincho JPP Rubicon Warn com capacidade de 3629 kg. Proteções laterais inferiores personalizadas proporcionam superior salvaguarda e durabilidade para todo-o-terreno exigente.

A entrada no sobre-elevado concept Orange Peelz é facilitada por pegas de apoio JPP. No habitáculo, os apoios de braços em tecido axadrezado, as aplicações na zona superior e inferior dos bancos e o painel de instrumentos intermédio condizem com a cor externa ‘Laranja Peelz’. Pespontos cor de laranja contrastantes completam o volante, o fole da alavanca de velocidades e a alavanca do travão de estacionamento.

O concept Jeep Orange Peelz é movido por um V6 Pentastar de 3.6 litros com 285 CV de potência e 352 Nm de binário, acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades TorqueFlite. O comprovado grupo motopropulsor foi otimizado com uma entrada de ar frio JPP e com sistema de escape cat-back JPP.

Mais longe e mais versátil

Um “encore” do concept Wayout de 2019, o Jeep Farout tem por base o Gladiator de 2021, aproveitando a grande autonomia do motor V6 EcoDiesel de 3.0 litros para levar os adeptos de aventuras para lá dos trilhos mais batidos. A principal característica deste concept completamente funcional é uma tenda desdobrável Habitat Truck Topper da AT Overland Equipment personalizada. A espaçosa residência de lazer com 4,8 m de comprimento e 2,28 m de altura abre-se e desdobra-se numa questão de segundos. Uma vez desembalada, oferece um confortável espaço de dormida para quatro pessoas.

“O ‘Easter Jeep Safari’ em Moab tem sido, há muito, o nosso campo de testes tanto para os mais recentes modelos 4×4 da marca como para exibir novos concepts Jeep, Jeep Performance Parts e ideias que realmente encontram eco nos nossos mais fervorosos clientes: os incondicionais fãs de todo-o-terreno que todos os anos participam neste evento. O Safari deste ano chama a atenção para aquilo que torna os modelos Jeep inequivocamente diferenciados e inegavelmente capazes: a variedade de grupos motopropulsores que oferecem superiores qualidades de potência, desempenho, binário e, acima de tudo, divertimento”. Jim Morrison, Vice-Presidente da Jeep América do Norte.

O interior do Farout dispõe de luz ambiente suave, frigorífico e fogão completamente funcionais, além de sistemas de arrumação suspensos e mesa e bancos integrados. Exteriormente, o Farout distingue-se pela nova cor de carroçaria ‘Earl’ com aplicações em verde ‘Chartreuse’ no capot e nos ganchos de reboque traseiros, molas, emblemas e amortecedores. A sua robusta estatura é realçada com um kit de elevação JPP de 2”, jantes de 17” antracite mate, pneus mud-terrain de 37”, para-choques de aço Gladiator Rubicon modificado equipado com guincho Warn de 5400 kg, proteções inferiores dianteiras e traseiras personalizadas e amortecedores de alto rendimento FOX para superar obstáculos com facilidade.

O motor V6 EcoDiesel de 3.0 litros de terceira geração, disponível nos modelos de série Jeep Wrangler e Gladiator, com uma autonomia superior a 680 quilómetros.

Há ainda concepts Wrangler Rubicon com motor V8 (que deu origem ao Rubicon 392) de 6.4 litros com 485 CV de potência e 644 Nm de binário, e o Jeep Top Dog que, através de jantes exclusivas JPP e acessórios personalizados, transformaram um Gladiator de 2020 num concept adaptado para os amantes do ciclismo de montanha. Caracterizado pela cor azul ‘K-9’, o concept Top Dog expande a capacidade de transporte de carga da pick-up, removendo a caixa de carga de série e substituindo-a por um sistema de arrumação personalizado para as ferramentas e apetrechos que os ciclistas também precisam para as suas aventuras. Neste Top Dog, há até um frigorífico alimentado a bateria e um grelhador elétrico rotativo de cachorros-quentes.

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