Os ícones não se abatem, mas reformulam-se. O Jeep Wrangler abraça a ideologia elétrica uma variante 4xe que o torna mais competente e, simultaneamente, mais amigo do ambiente, sem perder os atributos de robustez que o tornaram tão famoso ao longo do tempo. Os 380 CV de potência máxima e a autonomia de até 50 quilómetros em ciclo WLTP são credenciais importantes para este novo modelo.

Modelo criado com o intuito de superar todos os obstáculos, o Jeep Wrangler dá expressão aos mais de 80 anos de conquistas, descobertas e inovações que contribuíram para a implementação daquele que se tornou sinónimo generalizado para a utilização de modelos todo-o-terreno – jipe, uma derivação do nome Jeep, naquele que é o melhor reconhecimento para a marca.

Mas, como o tempo não para e a progressão tecnológica obriga a novos compromissos ambientais, também o Wrangler adota versão 4xe, juntando-se aos Renegade e Compass previamente apresentados. Todos eles são fundamentais para explorar os novos “territórios” da mobilidade futura.

‘Era uma vez’… um jipe Jeep

Em 1941, o lendário Willys MA/MB, o primeiro modelo da Jeep, apresentou ao mundo o conceito de tração 4×4 e a ideia de que, com o veículo certo, é possível enfrentar qualquer tipo de terreno. O Wrangler assumiu o seu legado e, desde o seu nascimento, tem acompanhado a história da marca, personificando e fazendo evoluir os seus valores, sempre com a liberdade como princípio prioritário. Chegamos, pois, ao herói atual da história, o Wrangler 4xe, um híbrido plug-in que reforça o conceito de liberdade, permitindo que os clientes vão, de facto, a todo o lado, incluindo ao centro da cidade.

A tecnologia 4xe permite que os clientes viajem em modo exclusivamente elétrico nas suas deslocações diárias na cidade e desfrutem de uma experiência de condução em estrada eficiente, além de beneficiarem de um excelente desempenho em todo-o-terreno num silêncio quase absoluto.

Energia sem emissões

Com uma carroçaria marcada por exclusivos elementos de design em “Azul Elétrico”, o novo Wrangler 4xe híbrido plug-in assume-se como o mais amigo do ambiente e mais capaz em todo-o-terreno, mantendo a liberdade a céu aberto que sempre foi o traço distintivo da experiência de condução deste Jeep. Também o desempenho foi otimizado: o Wrangler 4xe acelera de zero aos 100 km/h em 6,4 segundos e debita 380 CV de potência combinada com 637 Nm de binário. Valores dignos de registo que são possibilitados pela combinação entre o motor a gasolina de 2 litros sobrealimentado e os dois motores-geradores elétricos, a que se juntam o ‘pack’ de baterias de alta voltagem e a caixa automática de oito velocidades TorqueFlite.

Além disso, oferece tração 4×4 em modo puramente elétrico (com controlo de binário em baixos regimes) e autonomia zero emissões de mais de 50 quilómetros (no ciclo urbano WLTP). É possível efetuar o carregamento completo da bateria em menos de três horas com opções de agendamento e, graças à função ‘Max Regen’, aumentar a carga da bateria quando em modo coasting. Para as residências, a marca recomenda a solução easyWallbox, que garante uma carga completa em menos de três horas a 7.4 kWh – oferecida pela Free2Move eSolutions (joint venture entre a Stellantis – através da sua subsidiária FCA Italy S.p.A. – e a Engie EPS) e a Mopar.

O novo Wrangler 4xe mantém os argumentos técnicos “Trail-Rated”. Dependendo do nível de equipamento, oferece dois avançados sistemas de tração integral permanente selecionável ativa (Selec-Trac ou Rock-Trac), eixos Dana de última geração, bloqueio elétrico dos eixos dianteiro e traseiro Tru-Lok, diferencial de autoblocante Trac-Lok e desconexão eletrónica da barra estabilizadora dianteira. É com estes argumentos que se mostra adaptado aos terrenos mais difíceis, sem locais proibidos pelo facto de ser agora eletrificado.

O compêndio tecnológico torna-o num veículo 4×4 sustentável e eficiente, com consumo de combustível de cerca de 3,5 l/100 km em modo híbrido e redução de emissões de CO2 de quase 70% em comparação com a versão a gasolina, segundo o ciclo WLTP.
a carregar vídeo

Fácil de escolher

O novo Wrangler 4xe híbrido plug-in está disponível em três níveis de equipamento: Sahara 4xe, Rubicon 4xe e a exclusiva edição especial “80th Anniversary”, dois sistemas de tração 4×4 e jantes de liga específicas de 17 ou 18”. Em coerência com a aptidão do Wrangler para a personalização, estão disponíveis dez cores para a carroçaria: Preto, Branco Bright, Vermelho Firecracker, Cinzento Granite Crystal Metalizado, Amarelo Hella Yella, Prateado Billet Metalizado, Cinzento Sting e, pela primeira vez na gama, o novo Azul Hydro, Vermelho Snazzberry e Verde Sarge. Todas as opções de cor podem ser combinadas com as diversas configurações de tejadilho disponíveis para o modelo – capota maleável, capota rígida, capota maleável de comando elétrico e capota dupla – para uma imbatível experiência de condução a céu aberto, em típico estilo Wrangler.

O equipamento tecnológico de série inclui sistema Uconnect NAV com ecrã tátil de 8.4”, conetividade com integração de smartphone Apple CarPlay e Android Auto e Uconnect Services (para monitorização dos parâmetros do veículo por meio da app My Uconnect), ecrã TFT de 7” específico para modelos 4xe com informações sobre níveis de carga da bateria e autonomia (em modos elétrico e híbrido) e sistema de som Alpine de nove altifalantes com subwoofer de 552 W (afinal, sempre poderá fazer barulho em modo elétrico…).

No que se refere a segurança, o novo Wrangler 4xe oferece, de série, tecnologias como a de Monitorização do Ângulo Morto com Deteção de Veículos em Aproximação Posterior, câmara de marcha atrás, Assistente de Estacionamento dianteiro e traseiro e Keyless Enter’n’Go. Os conteúdos de segurança opcionais incluem Cruise Control Adaptativo, Prevenção de Colisão Frontal Plus e nova câmara dianteira (de série no Rubicon).

Disponível nos concessionários Jeep europeus em junho, o Wrangler 4xe viu a chegada ao mercado ser antecipada pela exclusiva versão de lançamento “First Edition”, permitindo que quase dois mil clientes europeus manifestassem o seu interesse nesta nova versão 4xe por meio de uma iniciativa de pré-reserva específica.

Ao escolher o novo Wrangler 4xe, o cliente ganha também acesso aos benefícios do Jeep Wave, o novo programa de fidelização e apoio ao cliente que inclui uma vasta gama de vantagens, incluindo quatro anos de manutenção programada, assistência em viagem, serviços de apoio específicos e acesso privilegiado a eventos da marca e de parceiros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.