A marca japonesa revelou que a sua estratégia de crescimento até 2030 terá como foco o princípio de produção ‘Sho-Sho-Kei-Tan-Bi’, o qual propõe automóveis mais pequenos e compactos, mais leves e igualmente elegantes, mas também com foco em ideias como as de flexibilidade e agilidade na produção sem esquecer o pensamento desafiante na obtenção de novos produtos.
No que diz respeito aos automóveis, a marca irá começar por lançar um pequeno comercial elétrico no Japão ainda este ano, esperando-se depois a adição de SUV compactos e de veículos de passageiros compactos, com seis modelos a serem lançados até 2030. Adicionalmente, serão desenvolvidas ainda soluções híbridas para disponibilizar diferentes tipos de opções aos seus clientes.
Já para a Europa, os primeiros elétricos irão chegar no Ano Fiscal de 2024, expandindo-se em segmentos tão importantes como os dos SUV e segmentos B, num total de cinco modelos 100% elétricos a lançar até 2030. Numa imagem de antecipação, em que apenas se conseguem observar as silhuetas e formas gerais, a do Jimny salta à vista como modelo óbvio, fazendo-se acompanhar de outros quatro modelos de contornos menos óbvios.
Na Índia serão lançados também seis modelos elétricos, com o primeiro SUV previsto para chegar àquele país no Ano Fiscal de 2024.
A Suzuki garante ainda que os motores de combustão interna não serão abandonados, para já, procurando formas de os tornar neutros nas emissões de carbono, graças à utilização de gás natural, biogás e combustíveis misturados com Etanol.
A Suzuki revelou ainda que irá aprofundar a sua parceria com a Toyota Motor Corporation, da qual já recebe dois automóveis híbridos que comercializa com o seu símbolo, o Across e o Swace, procurando assim melhorar o espectro da eletrificação na indústria automóvel e o desenvolvimento de tecnologias para as baterias e carregamento.
A marca declara que a obtenção da neutralidade carbónica é um dos seus principais objetivos, ajustando-se às decisões estabelecidas por cada região e governo de oferecer produtos sem emissões. A meta será atingida na Europa e no Japão em 2050 e na Índia num mais longínquo ano de 2070.
Também o segmento das duas rodas não escapará à eletrificação, com a Suzuki a apontar para a chegada do primeiro motociclo usado para transporte diário e curtas deslocações (escola-trabalho ou para idas às compras) no Ano Fiscal de 2024. O objetivo passa pelo lançamento de oito modelos até ao Ano Fiscal de 2030, com as motos de lazer e de condução mais desportiva a confiarem em combustíveis sustentáveis neutros em emissões.