A Kia continua a testar o EV9, o seu novo SUV 100% elétrico que chegará no final deste ano, sujeitando-o a um intenso programa de desenvolvimento em diversas áreas. A marca sul-coreana recolhe agora os dados dos ensaios aos sistemas de climatização (aquecimento, ventilação e ar condicionado), que diz ter características inovadoras.

Uma das principais inovações é a introdução de uma bomba de calor com efeito de inversão, que permite aquecer o interior quando a temperatura exterior diminui, um passo significativo face ao que ocorre na maioria dos veículos elétricos, que utilizam um calefator elétrico básico para a climatização do habitáculo.

Para uma eficiência acrescida, o calor remanescente emitido pelos motores elétricos e pela Unidade de Controlo Eletrónico de Potência (UPE) é captado e utilizado para aquecer o interior. Este aproveitamento de energia tem um efeito positivo na autonomia do veículo, na medida em que é necessária menos eletricidade para aquecer o habitáculo, sendo esta canalizada para o sistema de propulsão.

Adicionalmente, o EV9 é o primeiro modelo da marca na Europa a apresentar um novo painel de comando do sistema de climatização. Este novo interface permite a verificação e controlo de todas as definições do ar condicionado através de um simples toque, sem necessidade de recorrer a submenus. Desta forma, a experiência de utilização torna-se mais intuitiva e gera menos distrações para o condutor.

Destaque também para a nova função de secagem, que diminui a acumulação de condensação no evaporador, evitando o desenvolvimento de bactérias e odores. Esta função deteta se o ar condicionado está a ser utilizado há muito tempo com o veículo em circulação e, se for esse o caso, utiliza a ventoinha do sistema para secar a água acumulada no seu interior. Esta ventoinha só é ativada acima de determinadas temperaturas, o que significa que no inverno apenas é utilizada a carga da bateria estritamente necessária.

Intenso programa de testes

No desenvolvimento do EV9, os engenheiros testaram estas funções em climas muito díspares (casos do Norte da Suécia e do Sul de Espanha), para garantir o máximo de desempenho e eficiência, mesmo com temperaturas ambiente adversas. Estes programas de testes em circunstâncias de calor e frio extremos são extensíveis a todos os modelos da Kia, por forma a assegurar (entre outros aspetos) que os seus sistemas de climatização cumprem o planeado.

Com três filas de bancos (diferentes configurações disponíveis, entre sete e seis lugares, assim como diversas opções para a segunda fila, adequadas para deslocações, carregamentos e descanso), o Kia EV9 é um modelo projetado para viagens em família ou em grupo, implicando também conforto térmico para todos os ocupantes num habitáculo espaçoso.

Assim, o novo SUV possui dois sistemas de ar condicionado (HVAC) independentes que criam zonas de climatização diferentes para o condutor, passageiro dianteiro e ocupantes dos bancos traseiros. Inclui de série bancos ventilados e aquecidos para a primeira e segunda fila. As ligações elétricas dos bancos aquecidos foram aperfeiçoadas, proporcionando agora maior eficiência energética.

“Ter dois sistemas HVAC independentes não só aumenta o conforto como diminui o consumo energético desnecessário”, explica o Gestor de Marketing de Produto da Kia Europe, Gregor Krumboeck. “O EV9 pode poupar energia desligando o ar condicionado para os bancos vazios ou para os passageiros que não o desejem”, acrescenta.

Durante os ensaios, os engenheiros da Kia afinaram o algoritmo de controlo do ar condicionado no sentido de maximizar o conforto no habitáculo e otimizar o consumo de energia em condições atmosféricas extremas. O controlo do ar condicionado comanda automaticamente a temperatura, a intensidade e a direção do caudal de ar, que também podem ser regulados manualmente pelos passageiros.

No tejadilho, o novo Kia EV9 possui quatro novas saídas de ventilação, com design melhorado. A estrutura destas saídas foi atualizada para otimizar a resistência ao ar e o ângulo de difusão, com o objetivo de aquecer ou refrescar de forma equilibrada todos os passageiros das segunda e terceira filas de bancos.

Entrada num novo segmento

O novo SUV da Kia, marca representada em Portugal pela Astara, tem uma autonomia alvo superior a 541 quilómetros (norma WLTP) e uma função de carregamento ultrarrápido de 800 V, que lhe permite obter 239 quilómetros de autonomia com apenas 15 minutos de carga.

O novo Kia EV9 vem expandir o território dos veículos elétricos da marca sul-coreana. Baseado na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) do Grupo Hyundai, este SUV assegura a presença da marca num novo segmento e acelera a transformação da empresa em fornecedor de soluções de mobilidade sustentável. A Kia planeia lançar 15 novos BEV até 2027, bem como aumentar as suas vendas deste tipo de veículos para 1.6 milhões de unidades até 2030.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.