A Kia ultima os detalhes do novo EV9, um SUV elétrico de grandes dimensões que será lançado no decorrer do primeiro trimestre e que assumirá o papel de topo de gama da marca sul-coreana a nível global

Após o sucesso obtido com o EV6, a Kia prepara mais um passo na caminhada rumo à eletrificação total, com o EV9 a ser procurar contribuir para afirmar a marca enquanto líder na mobilidade elétrica sustentável.

Desenvolvido ao longo de um período de 44 meses, com o objetivo de estabelecer novos padrões de design, performance, autonomia, dinâmica de condução, tecnologia e conforto, o EV9 está a ser testado, em todos os domínios, até ao limite da resistência no centro de investigação e desenvolvimento global da Kia, em Namyang, na Coreia do Sul.

Durante esta fase de testes finais, o modelo é sujeito a um programa de verificação extremamente exigente numa rampa ascendente para veículos de tração integral, numa pista acidentada e num troço com águas profundas, de modo a garantir a máxima fiabilidade mesmo nas condições mais desafiantes.

Paralelamente, as pistas de alta velocidade, sinuosas e de baixo atrito existentes no centro de testes permitem escrutinar até ao mais ínfimo pormenor todos os elementos de performance e aderência à estrada do EV9, ao mesmo tempo que a designada “Belgian road” (“estrada belga”), com um piso de empedrado, oferece aos engenheiros da Kia a possibilidade de colocarem à prova o conforto a bordo e a qualidade de construção em situações especialmente severas.

Em complemento ao programa realizado no centro de investigação e desenvolvimento de Namyang, o EV9 foi também alvo de um intenso plano de testes em diferentes locais espalhados pelo mundo, à semelhança do que ocorre com todos os modelos da Kia.

A primeira antevisão daquela que será a nova referência da marca teve lugar através da apresentação Concept EV9, na edição de 2021 do Salão de Los Angeles, Califórnia. O EV9 incorpora a nova e vanguardista linguagem de design “Opposites United” (“Opostos Unidos”) da Kia e foi desenvolvido com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP) da marca, inaugurando uma nova era no que se refere a sofisticação, alta tecnologia e mobilidade sustentável.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.