A Kia já está a pensar na era pós-condução autónoma, preparando a apresentação na próxima edição da Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES) de uma solução que visa tornar a condução autónoma numa experiência emotiva.

A marca sul-coreana terá em exposição novas tecnologias naquele certame, que se irá realizar no início de janeiro, destacando um espaço interativo ‘Space of Emotive Driving’, ou Espaço de Condução Emotiva, no qual o sistema de condução autónoma consegue ajustar o habitáculo do veículo num local ao gosto do passageiro.

Olhando para “um futuro onde a condução autónoma é a norma e a prioridade é dada à melhoria da experiência humana da mobilidade”, este sistema tem por base o sistema R.E.A.D., acrónimo para Real-Time Emotion Adaptive Driving, uma tecnologia desenvolvida em colaboração conjunta com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

O R.E.A.D. consegue otimizar e personalizar o habitáculo de um veículo ao analisar o estado emocional do condutor em tempo real através de recetores de sinais biológicos. A partir daí, o ambiente interior do veículo é ajustado para ficar em consonância com o estado de espírito do condutor.

De acordo com Albert Biermann, Presidente e diretor de Desenvolvimento da Kia Motors, este sistema pretende criar “um espaço interativo para a mobilidade do futuro ao convergir as tecnologias de ponta no controlo do veículo e a inteligência emocional com base em Inteligência Artificial”, dando mais um passo em frente “na comunicação entre veículo e condutor”.