A Kia revelou a nova geração do Niro, modelo que pretende democratizar a mobilidade sustentável com recurso unicamente a motores eletrificados e a materiais mais sustentáveis para a sua construção. O novo SUV da marca sul-coreana foi revelado no Salão de Mobilidade de Seul e chegará no próximo ano aos mercados europeus.

Totalmente remodelado, o novo Niro foi desenvolvido de acordo com a nova filosofia de design da Kia, “Opposites United”, adequando-se igualmente ao espírito “Joy for Reason”, com a marca a adiantar que a sua conceção teve inspiração na natureza, sobretudo na escolha de cores, materiais e acabamentos. O desenho deste novo Niro foi influenciado pelo Concept Habaniro de 2019, resultando num crossover elegante e ousado, acompanhado de uma carroçaria de dois tons. Os pilares traseiros fundem-se nas luzes traseiras, em forma de bumerangue.

Ao mesmo tempo, o “rosto de tigre”, característico da Kia, surge transformado, prolongando-se agora desde o capô até aos guarda-lamas, enquanto os faróis dispõem de tecnologia de circulação diurna (DRL) em LED. O design vertical das luzes traseiras sublinha o aerodinamismo, ajudando a compor uma pose mais ampla e estável, para a qual contribuem também os ombros bem definidos e as janelas verticais. O design traseiro do Niro, por sua vez, mistura extensões de superfície simples com secções dinâmicas.

Além disso, a Kia introduz neste modelo o “Greenzone Drive Mode” (modo de condução verde) que comuta automaticamente o sistema híbrido Plug-in (PHEV) para o modo elétrico (EV), de forma a satisfazer a procura por soluções de mobilidade sustentáveis. Na condução em zonas verdes (tais como áreas residenciais ou escolas e hospitais das proximidades), o veículo utiliza automaticamente a potência elétrica, com base em indicações do sistema de navegação e nos dados do histórico de condução. Além disso, reconhece os locais preferidos do condutor, nomeadamente a casa e o escritório, registados no sistema de navegação como zonas verdes.

O novo Niro chegará a Portugal no segundo semestre de 2022, chegando com versões híbridas pura (HEV), Plug-in (PHEV) e estritamente elétrica (EV)

Como afirmação clara do compromisso da Kia com a sustentabilidade, o novo Niro apresenta materiais inovadores e reciclados no seu habitáculo. O forro do teto é produzido com papel de parede reciclado, os bancos são feitos de Bio PU com Tencel de folhas de eucalipto e os painéis laterais são pintados com tinta isenta de BTX (benzeno, tolueno e xileno), diminuindo-se assim o impacto ambiental e o desperdício.

O tablier descentrado afirma-se pelas linhas horizontais e diagonais que se opõem mutuamente. A consola central apresenta um seletor de velocidades eletrónico, posicionando-se numa ampla superfície em preto brilhante. O ecrã do sistema de infoentretenimento e as entradas de ar estão incorporados nas aberturas diagonais criadas pelo design do tablier.

Os bancos, esguios e com design contemporâneo, pretendem aumentar a sensação de espaço, o conforto e a elegância, ao exibirem um mecanismo leve e de alta tecnologia. A cobertura traseira dos encostos de cabeça tem incorporado um cabide para casacos.

“A Kia continua a cumprir etapas no seu caminho para um futuro mais sustentável, convidando toda a gente a juntar-se ao movimento na direção da nova era da mobilidade”, refere Ho Sung Song, Presidente e CEO da Kia. “O novo Kia Niro simplifica a prática de um estilo de vida sustentável, através dos seus materiais amigos do ambiente, tecnologia avançada e grupos motopropulsores elétricos, satisfazendo ao mesmo tempo as necessidades práticas dos clientes”.

O novo Niro chegará a Portugal no segundo semestre de 2022, chegando ao mercado com versões híbridas pura (HEV), Plug-in (PHEV) e estritamente elétrica (EV).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.