A Kia revelou os detalhes do Niro para o mercado nacional, modelo que dá continuidade à ofensiva elétrica da marca sul-coreana na Europa, chegando apenas nas variantes híbrida e elétrica. De fora do ‘cardápio’ para o nosso país fica a variante híbrida plug-in, com a Kia a preferir focar-se nas duas variantes que considera fazerem mais sentido.

Após o lançamento do EV6 e do Sportage, a Kia segue de ‘vento em popa’ na Europa e em Portugal, no qual tem vindo a apresentar um crescimento muito sustentado nas versões eletrificadas, mas também a uma melhor ‘travessia’ face à crise dos semicondutores que tem dificultado sobremaneira a prestação de outros construtores.

Verificando o seu posicionamento no mercado nacional de janeiro até junho deste ano, a Kia já comercializou 3384 unidades, o que corresponde a uma quota de mercado de 4,5% e a um crescimento de 43,3%. Uma grande parte desse crescimento tem sido feito com base nos modelos eletrificados, tendo vendido no mesmo período um total de 789 modelos híbridos, PHEV ou elétricos.

Se até aqui muito do peso das vendas da Kia na Europa fazia-se com os modelos de segmentos A e B (Picanto e Rio), o objetivo da marca é agora crescer nos segmentos superiores e trazer maior notoriedade sem perder de vista, no entanto, uma filosofia que não ambiciona rivalizar com as marcas Premium.

Para tal, o Niro terá um papel importante. Lançado originalmente em 2016, então na versão híbrida, o Niro foi recebendo diferentes atualizações ao longo dos anos, com um facelift concretizado em 2019. No total, em toda a Europa, o Niro somou mais de 350.000 unidades matriculadas, tendo a versão elétrica ganhado uma importância fundamental no crescimento da marca e na ‘chamada’ de novos clientes. Com mais de 1900 unidades vendidas em Portugal, o Niro foi responsável por um total de mais 67% de novos clientes para a marca sul-coreana.

A tendência é, pois, para continuar a marcar presença naquilo que rende, ou seja, o segmento C-SUV eletrificado, no qual o Niro se insere com duas versões de motorização.

Novidades de design

A conceção do novo Niro respondeu a três ideias fundamentais: a renovação do design, o reforço da tecnologia e a maior consciência ambiental, com estes traços a definirem a génese e o propósito do novo modelo, que se destaca por ter um para-choques mais avantajado, a grelha ‘tiger nose’ agora mais ampla a estender-se até aos faróis e, nestes, a nova assinatura de luzes diurnas em LED ‘heartbeat’. Na traseira, o pilar C pode ter uma cor contrastante com a da carroçaria (há seis cores de pilar e nove cores de carroçaria para diversas combinações), ao passo que os farolins revelam um desenho em ‘boomerang’. Numa nota mais orientada para a robustez visual, destaque para as proteções inferiores da carroçaria, que são mais estéticas do que funcionais.

A eficiência aerodinâmica foi também considerada, com um valor de arrasto de apenas 0.29 Cx, o que melhora a eficiência do modelo.

A versão elétrica conta com algumas diferenças no design, nomeadamente com a grelha fechada à frente (não há grandes necessidades de refrigeração), na qual se situa também a porta de carregamento, e jantes de 17 polegadas em vez das de 19 no modelo híbrido.

Em termos de dimensões, o Niro de nova geração, com base na plataforma K3, criada e desenvolvida especificamente para a eletrificação e modularidade, tem 4420 mm de comprimento, crescendo assim 45 mm, tendo também mais 20 mm de largura (para 1825 mm) e mais 20 mm de distância entre eixos (para 2720 mm). Apenas a altura desceu, para um formato mais aerodinâmico.

Essas mudanças traduziram-se em benefícios para o espaço interior, com o condutor e o passageiro a disporem agora de mais espaço para os ombros e cabeça, enquanto nos lugares traseiros há ainda mais espaço para a cabeça, pernas e ombros. Este aumento decorre também da nova estrutura dos bancos dianteiros, que é agora 30% mais estreita do que no modelo anterior, numa redução de 30 mm que liberta espaço para os passageiros dos bancos traseiros.

O espaço de carga subiu para 451 litros no Niro HEV (um aumento substancial de 107 litros face à anterior geração) e para 475 litros no EV (mais 44 litros). A versão 100% elétrica dispõe ainda de um espaço com uma capacidade de 20 litros debaixo do capot, especialmente útil para guardar o cabo de carregamento. A capacidade de carga pode atingir 1445 litros no HEV e 1392 litros no EV com os bancos traseiros rebatidos.

Apesar do aumento de dimensões, o peso do Niro até foi reduzido de forma ligeira, com benefícios para a eficiência e dinâmica de condução. O modelo híbrido perdeu 20 kg e o elétrico 50 kg.

Mais tecnologia de bordo

Além da melhoria do espaço, o Kia Niro também beneficiou de uma remodelação estética e qualitativa do habitáculo. Os comandos principais foram dispostos de forma a serem facilmente acessíveis para o condutor, ao passo que os dois ecrãs de 10.25 polegadas ocupam papéis principais na apresentação visual e funcional – um para a instrumentação e outro para o sistema multimédia (que nas versões Tech tem funcionalidade de navegação), compatível com Android Auto e Apple CarPlay. Na versão Drive, este dá lugar a um ecrã multimédia de 8.0 polegadas, igualmente compatível com aqueles sistemas de conetividade para smartphone.

Por debaixo deste último surge um painel tátil para comando dos sistemas de informação e entretenimento e da climatização e, entre os bancos, uma consola central com acabamento brilhante com outro conjunto de comandos e uma zona para carregamento wireless de smartphones, exclusiva da versão Tech.

Reforçando as credenciais de sustentabilidade do modelo, o forro do tejadilho é produzido a partir de papel de parede reciclado, o acabamento dos painéis das portas é feito com tintas isentas de compostos orgânicos voláteis (COV), os revestimentos dos bancos em pele de poliuretano (PU) vegan contêm Tencel (substância produzida a partir de madeira de eucalipto) e a chapeleira é fabricada em tecido de malha composto por 75% de fibras recicladas.

No capítulo do conforto e conveniência, são ainda de destacar diversos equipamentos comuns às versões Drive e Tech: ar condicionado automático, Bluetooth com reconhecimento de voz, câmara de estacionamento, cruise control adaptativo com sistema Stop&Go, duas portas de carregamento USB-C nos bancos dianteiros, sensor de luminosidade, sistema de chave inteligente, volante em pele vegan e travão de estacionamento elétrico, entre outros.

Exclusivamente na variante Tech, estão incluídos de série a ventilação traseira do ar condicionado, banco traseiro reclinável em vários ângulos, carregador sem fios para smartphone, bancos em pele e tecido vegan e espelho retrovisor eletrocromático.

Ambos os modelos dispõem de iluminação ambiente para uma maior distinção a bordo.

Reforço dos sistemas de segurança e nova conectividade

Como não poderia deixar de ser, o Niro conta com a mais recente leva de tecnologias de segurança e de assistência à condução, como o sistema de travagem autónoma de emergência, travagem automática também nas mudanças de direção, câmara dianteira integrada com o sistema de navegação para exibição do limite de velocidade, assistente inteligente de velocidade e assistência de manutenção na faixa de rodagem, entre muitos outros sistemas.

A assistência à Condução em Autoestrada (Highway Driving Assist) e o assistente de Luzes de Máximos (High Beam Assist) são outras duas funcionalidades relevantes para este modelo.

No que diz respeito à conectividade e funcionalidade, o novo Niro permite comandos por voz com reconhecimento natural de voz, permitindo ao condutor ou demais ocupantes comandarem os sistemas do veículo mais importantes, tais como a temperatura e as definições do sistema de áudio.

Já o Niro EV apresenta ainda mais funcionalidades de conforto, possibilitadas pela tecnologia de conectividade, como é o caso do controlo da carga da bateria, da programação do carregamento em função da hora de partida ou do comando do ar condicionado através da aplicação Kia Connect.

Recorrendo a essa aplicação, os condutores do Niro EV também podem ver e controlar o estado de carga do veículo, além de poderem programar uma rota usando a navegação online, sincronizar calendários Apple e Google e aceder a funcionalidades de bordo como a proximidade de estações de carregamento, ver o boletim meteorológico atualizado e receber alertas de trânsito em tempo real.

Híbrido ou elétrico

Pensados apenas para incrementarem a eficiência e a competência eletrificada, os novos motores do Niro pretendem assumir-se como opções diferenciadas consoante as necessidades. O híbrido está mais talhado para os clientes particulares, enquanto o elétrico tem o seu foco nos clientes empresariais. Mas a tónica comum é a busca por menores consumos e, adicionalmente, emissões reduzidas ou até nulas (no caso do EV).

A variante HEV consiste na aliança entre o motor 1.6 GDI Smartstream a gasolina e o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes, de 32 kW. O conjunto contempla ainda uma nova caixa DCT (dupla embraiagem) de seis velocidades e sem carreto de marcha-atrás (que é feita pelo motor elétrico, opção que permitiu poupar 2,3 kg e melhorar o consumo médio em 0,62%). A potência total é de 141 CV, valendo-se ainda da bateria de iões de lítio muito compacta de 1.32 kWh. O consumo médio situa-se em 4,7 l/100 (norma WLTP) e as emissões de CO2 em 107 g/km.

Por seu turno, a variante elétrica conta com um motor de 150 kW/204 CV de potência e 255 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em 7,8 segundos e atingir os 167 km/h de velocidade máxima. A autonomia atinge 460 quilómetros em ciclo combinado WLTP ou 604 quilómetros em ciclo urbano, também WLTP.

Com recurso a uma tomada rápido (CC), o carregamento dos dez aos 80% da bateria de polímero de iões de lítio de 64.8 kWh demora 43 minutos. O sistema do Niro EV pode usar o condicionamento da bateria com base na navegação para o seu pré-aquecimento de forma a contribuir para encurtar os tempos de carregamento e melhorar a performance do processo. Se for ligado a uma tomada de 11 kW (por exemplo, uma wallbox), o tempo de carregamento de zero a 100% é de 6h10m.

Em virtude da nova competência tecnológica, o novo Niro EV tem a particularidade de poder alimentar outros dispositivos (utilizando um conector externo) com uma potência nominal de 3 kW. Porém, esta potencialidade apenas é possível com a bateria a mais de 20% de carga. A capacidade máxima de reboque (atrelado com travões) na versão HEV é de 1300 kg, ao passo que no Niro EV esse valor é de 750 kg.

Ambos os modelos contam também com sistema de regeneração de energia de travagem, embora as duas variantes se diferenciem nalguns aspetos. No caso do HEV, as patilhas atrás do volante podem permitir alternar a intensidade de regeneração de energia de travagem no modo ‘Eco’ ou para comandar a caixa de velocidades no modo ‘Sport’. Já no EV, há apenas a possibilidade de alternar a intensidade de regeneração.

A versão elétrica conta ainda com um novo modo de condução, além dos ‘Eco’, ‘Normal’ e ‘Sport’, adicionando agora o modo ‘Snow’ para terrenos de neve ou de fraca motricidade.

Por fim, quanto a equipamentos, a Kia simplificou a questão. O Niro HEV apenas estará disponível com a versão Tech, enquanto o Niro EV estará disponível nos níveis de equipamento Drive e Tech, sendo esta última a mais equipada, naturalmente.

Os preços começam nos 37.900€ no caso do Niro HEV Tech, embora na fase de lançamento disponha de uma campanha de 5900€ de desconto (exclusivamente com o Financiamento Santander Consumer) que lhe reduz o preço para os 32.000€. Já a variante Niro EV Drive estará disponível a partir dos 48.500€, baixando para os 41.700€ com campanha de 6800€ também associada ao Financiamento Santander Consumer. Os clientes empresariais beneficiam de uma campanha específica, com preço de 34.655€ mais IVA.

O Niro EV Tech tem um custo de 51.451€, com os clientes profissionais a terem um preço de 37.132€ mais IVA.

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