O Kia Sportage é o primeiro modelo da marca coreana a contar com um sistema micro-híbrido com base numa motorização Diesel, recorrendo à eletrificação de 48V para maior eficácia em termos de emissões e de consumos.

Além de pequenos retoques estéticos e técnicos, o Kia Sportage destaca-se pelas novidades técnicas, nomeadamente ao nível da motorização, tecnologia e segurança. Ao nível do propulsor, o grande destaque vai para o sistema avançado EcoDynamic+ com tecnologia de eletrificação de 48V associado a motor Diesel, dando início a uma estratégia que prevê o lançamento de 16 novos carros com sistemas avançados até 2025. Entre esses, estão previstos cinco novos híbridos, cinco híbridos Plug-in, cinco elétricos e, em 2020, um novo elétrico com tecnologia de pilha de combustível.

O sistema EcoDynamics + deste novo Sportage tem por base o motor 2.0 ‘R’ Diesel, com a unidade elétrica de 48V a proporcionar um ligeiro apoio na aceleração, ao mesmo tempo permitindo mais tempo de motor desligado durante períodos de ‘roda-livre’ quando não é requisitado, por exemplo, em descidas ou períodos de plano sem aceleração. Para tal, beneficia de um novo Alternator-Gerador Mild-Hybrid que permite reduzir as emissões de CO2 em até 4% de acordo com o novo ciclo WLTP.

Outras novidades são a substituição do motor 1.7 CRDi por um mais eficiente 1.6 CRDi da família ‘U3’, apelidado pela Kia como o mais ‘limpo’ alguma vez produzido por si. Este motor estará disponível em duas variantes, uma de 115 CV e outra de 136 CV. As versões mais potentes estarão disponíveis com tração integral e caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades. Todas as motorizações cumprem a norma de emissões Euro 6d TEMP.

No que diz respeito ao visual, o renovado Sportage conta com novos para-choques à frente e atrás, bem como novos grupos óticos, a par de jantes de 16, 17 e de 19 polegadas com outros desenhos. Entre as opções para este modelo, há cinco novas cores e proteções inferiores em cromado e metalizado para um visual mais robusto, bem como grelha dianteira com possibilidade de acabamento em preto brilhante. Na versão GT Line, as jantes de 19 polegadas foram redesenhadas e todos os modelos contam com dupla saída de escape e faróis de nevoeiro LED com novo enquadramento.

No interior, há um novo volante e painel de instrumentos renovado, bem como nova combinação de revestimentos em preto e cinzento. A gama GT Line dispõe dessa mesma configuração nos bancos em pele ou, opcionalmente, em couro preto com apontamentos a vermelho. Adota ainda novas valências de segurança, como o cruise control com sistema Stop&Go e o Around View Monitor, um assistente de visão 360º para estacionamento simplificado. Os clientes europeus terão ainda à disposição novo sistema de infoentretenimento com ecrã de 7.0” ou de 8.0”, este último sem moldura.

A Kia vendeu mais de 131.000 exemplares do Sportage em 2017, representando um quarto das vendas europeias da marca, percebendo-se assim a sua importância na companhia sul-coreana. As entregas desta renovação do Sportage irão começar durante o terceiro trimestre.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.