Kia testa Soul elétrico com carregamento sem fios

11/04/2018

A Kia está a testar um sistema de carregamento sem fios, integrado num Soul elétrico. Cinco unidades do modelo já se encontram em fase de testes.

O desenvolvimento da mobilidade elétrica tem contado com a construção de postos de carregamentos rápidos e com o desenvolvimento de outros sistemas. Proposto pela parceria entre o Centro Técnico da Hyundai-Kia na América, a Mojo Mobility e o Departamento de Eficiência de Energia e Energia Renovável dos EUA (EERE), um sistema de carregamento de veículos elétricos sem fios já se encontra em fase de testes com cinco unidades do Kia Soul elétrico.

Este sistema utiliza campos electomagnéticos que atuam entre uma bobina posicionada no solo e um receptor integrado na parte inferior do automóvel, transmitindo-se, desta forma, a energia. Consegue-se carregamentos de mais de 10kW e com uma eficiência de 85% na transmissão da rede elétrica para o veículo. Sem colocar cabos, basta que o condutor estacione para que a sua viatura comece a carregar. A Kia refere inclusivamente que, graças à eficiência do sistema, mesmo que o veículo não esteja devidamente alinhado entre o transmissor e o receptor de energia, fruto de um estacionamento inadequado, o carro conseguirá carregar na mesma.

Leia também: Hyundai-Kia planeia forte ofensiva nos elétricos

Apesar de entusiasmante, este sistema ainda não tem data determinada para chegar ao mercado. “Não há atualmente um plano para a oferta do sistema de carregamento sem fios em veículos de produção para venda aos consumidores”, sublinha a Kia em comunicado. Ainda assim, a marca ressalva que “o sucesso do desenvolvimento deste projeto sugere que sistemas semelhantes são possíveis em futuros veículos elétricos da Kia.

No CES de 2017 foi apresentado um sistema de carga wireless de 1 quilómetro por minuto pela Continental. A BMW, recorde-se, pretende estrear um sistema semelhante de carregamento de veículos elétricos sem fios no 550e iPerformance.