A Koenigsegg arrebatou mais um recorde para o seu Agera RS. Desta feita, o hiperdesportivo sueco garantiu a maior velocidade de ponta para um carro de produção em série, com uma velocidade média nos dois percursos (ida e volta) de 277.9 mph, convertido para 447 km/h.

As tentativas para a obtenção de título de veículo de produção em série mais veloz sucedem-se e também a Koenigsegg quis colocar o seu nome em tão ilustre galeria, batendo o anterior do Bugatti Veyron Super Sport (que se cifrou em redor das 268 mph (431.3 km/h). Recorde-se que o Agera RS possui um motor V8 bi-turbo de 5.0 litros com 1160 CV de potência.

Contudo, o mesmo poderá não demorar muito tempo na posse da exótica marca sueca, uma vez que a Hennessey apresentou na semana passada o seu balístico Venom F5 com 1600 CV e produção limitada a 24 unidades, sendo de esperar que também entre neste ‘jogo’ para levar a melhor. A própria Bugati ainda não testou o seu novo Chiron neste campo, pelo que também a marca francesa poderá ainda ter uma palavra a dizer neste capítulo…

A façanha da Koenigsegg teve lugar na região norte-americana do Nevada, na via rápida de Pahrump (ou seja, uma estrada pública embora encerrada ao trânsito para a tentativa de recorde da Koenigsegg), com o piloto de testes da marca, Niklas Lilja, ao volante para mais estes ensaios. A mesma dupla (Lilja-Agera RS) havia também batido o recorde de outro Bugatti, neste caso, o Chiron, no exercício de aceleração dos 0 aos 400 km/h e imobilização.

Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, os valores obtidos pelo Agera RS foram gravados com os equipamentos certificados da Racelogic, pelo que o mesmo deverá ser validado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.