Tendo revelado os princípios técnicos do seu novo superdesportivo de ponta, conhecido por enquanto pelo nome de código LB744, a Lamborghini revelou mais detalhes quanto ao chassis que recorre a técnicas inovadoras derivadas diretamente do mundo da aeronáutica.

Algumas semanas antes do lançamento do seu primeiro V12 eletrificado de alto desempenho (HPEV), a marca de Sant’Agata Bolognese revela uma solução técnica única no panorama automóvel atual. O LB744 baseia-se num novo chassis inspirado na aeronáutica, a “monofuselagem”, em que, além da monocoque feita inteiramente em fibra de carbono com multi-tecnologia, apresenta também uma estrutura frontal em materiais compósitos forjados, um material especial feito de fibras curtas de carbono embebidas em resina.

Esta tecnologia foi patenteada e utilizada pela Lamborghini nas suas primeiras aplicações estruturais, já em 2008, mas no caso deste automóvel ajuda a dar um passo significativo em relação ao Aventador, tanto em termos de rigidez de torção, ligeireza e dinâmica de condução.

O LB744 é, também, o primeiro carro superdesportivo a ser equipado com uma estrutura dianteira 100% feita em fibra de carbono: a fibra de carbono é também utilizada para as estruturas do cone dianteiro para assegurar um nível de absorção de energia significativamente mais elevado quando comparado com uma estrutura metálica tradicional – o dobro da estrutura dianteira em alumínio do Aventador Ultimae – combinado com uma redução substancial no peso.

De facto, a monofuselagem do LB744 é 10% mais leve do que o chassis do Aventador e a estrutura frontal é 20% mais leve do que a sua predecessora de alumínio. A rigidez de torção também foi melhorada com um valor de 40.000 Nm/°, ou seja, mais 25% em comparação com o Aventador, visando dessa forma atingir as melhores capacidades dinâmicas da classe.

Compósitos forjados

O conceito de compósitos forjados é essencial para a produção de componentes de elevado desempenho em termos de resistência e de peso, com a produção dos componentes a otimizar também a eficiência e a sustentabilidade durante o processo de fabrico, reduzindo o consumo de energia do equipamento de arrefecimento e a quantidade de materiais residuais.

A tecnologia mais tradicional, mas não menos eficiente, de produção de compósitos em autoclave com material pré-impregnado foi retida para a construção do tejadilho. A fibra de carbono autoclavada satisfaz os elevados requisitos técnicos, estéticos e de qualidade, complementados pelo artesanato no processo de colocação manual altamente especializado, que resulta de anos de produção interna de componentes de material compósito orientada para a qualidade. É uma decisão de fabrico que também confere ao cliente a máxima versatilidade na personalização de tejadilhos.

O chassis traseiro é feito de ligas de alumínio de alta resistência e apresenta duas importantes peças fundidas ocas na área da cúpula traseira: estas integram as torres de suspensão traseira e a suspensão do grupo motor num único componente com perfil de inércia fechado, garantindo uma redução significativa no peso, um aumento da rigidez e uma redução substancial nas linhas de soldadura.

O LB744 representa um novo “ano zero” em relação ao uso de fibra de carbono na produção de automóveis, resumido na sigla AIM (Automation, Integration, Modularity). ‘Automation’ refere-se à introdução de processos automatizados e digitalizados na transformação de materiais, preservando ao mesmo tempo o fabrico tradicional da Lamborghini, tal como na disciplina de compósitos.

‘Integration’ refere-se à integração de várias funções num único componente através do desenvolvimento da moldagem por compressão. Este processo utiliza polímeros pré-aquecidos para permitir a produção de componentes com uma vasta gama de comprimentos, espessuras e complexidade, garantindo uma integração ótima entre componentes para garantir uma elevada rigidez de torção. Finalmente, ‘Modularity’ refere-se a tornar as tecnologias aplicadas modulares e, portanto, mais flexíveis e eficientes para responder a todos os requisitos e características do produto.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.