Publicidade Continue a leitura a seguir

Lamborghini despede-se dos motores V12 ‘puros’ com dois modelos exclusivos

Publicidade Continue a leitura a seguir

A poucas semanas de apresentar o seu primeiro superdesportivo híbrido, a Lamborghini celebra os motores V12 atmosféricos com dois modelos únicos: o coupé Invencible e o roadster Auténtica, criados para exaltar o carácter fora de série dos automóveis da marca italiana, mas também o pináculo da exclusividade e da personalização.

Os dois modelos únicos foram desenhados no Centro Stile da Lamborghini, exprimindo a criatividade aplicada aos modelos da marca com a base a ser a dos modelos com motor V12 atmosférico, algo que se apresta a ser apenas uma imagem do passado.

“O motor V12 é um pilar da nossa história e do sucesso para a nossa marca”, refere Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini, lembrando que a intenção deste projeto duplo, além de demonstrar a capacidade de personalização bastante lata, era também evocar o carácter emocional dos motores térmicos numa fase em que a hibridação se prepara para ser dominante.

Com efeito, os Invencible e Auténtica são os dois últimos V12 de 6.5 litros produzidos pela Lamborghini para aplicação num carro de estrada. Debitam 780 CV de potência e 720 Nm de binário, estando associado a uma caixa automática ISR de sete velocidades. Conta ainda com tração integral, sistema de direção nas quatro rodas denominado Lamborghini Dynamic Steering que permite melhorar a agilidade em percursos sinuosos.

Em termos estéticos, estes dois modelos inspiram-se noutras criações recentes da Lamborghini, como o Sesto Elemento, o Reventon ou o Veneno, dispondo de chassis em fibra de carbono produzido em Sant’Agata Bolognese, num material que foi também aplicado na carroçaria com aerodinâmica adaptada de muitos modelos de competição.

O tratamento do fluxo aerodinâmico com respeito a uma máxima estabilidade a alta velocidade, mas também com atenção às necessidades de refrigeração, foram as duas prioridades dos designers e engenheiros da Lamborghini, não faltando também a inspiração na forma geométrica do hexágono.

O cockpit de ambos os carros é caracterizado por linhas limpas, com um tablier minimalista embelezado por aberturas de ar hexagonais, impressas em 3D e uma consola desprovida de comandos para reforçar a atenção do condutor no prazer de condução. O habitáculo é ainda marcado pelos diversos elementos em carbono, a que se junta instrumentação digital com gráficos dedicados para cada um dos carros.

O coupé Invencible está pintado em vermelho como cor dominante, mas pautado por elementos em carbono, enquanto o roadster Auténtica conta com uma carroçaria pintada em cinzento ‘Grigio Titans’ com detalhes em preto mate e aplicações em amarelo.