A Lamborghini aproveitou a sua presença na Art Basel de Miami Beach para revelar o novo Huracán Sterrato, um superdesportivo concebido para ser utilizado, de forma pouco convencional, longe dos pisos asfaltados. Com efeito, a marca italiana procedeu a diversas alterações ao Huracán para dar-lhe capacidades melhoradas para lidar com pisos soltos ou de terra.

O Huracán Sterrato foi desenvolvido para oferecer uma dinâmica de condução otimizada em todos os ambientes, da autoestrada aos caminhos de terra. Por comparação com o Huracán EVO, o Sterrato recorre a uma versão atualizada do sistema LDVI (Lamborghini Integrated Vehicle Dynamics), com calibrações específicas para os modos ‘Strada’ e ‘Sport’, e transporta, pela primeira vez, para a gama Huracán o modo ‘Rally’, desenvolvido para condições de baixa aderência.

“Fiéis aos nossos valores, enquanto marca visionária, arrojada e não convencional, com o Sterrato inauguramos novos territórios em termos de sensações de condução”, comentou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Lamborghini. “Apresentar o modelo na Art Basel de Miami reflete como, tal como uma obra de arte vanguardista, o Sterrato representa uma radical e original interpretação do conceito de automóvel superdesportivo, embora, em termos de performance, faça parte do clube dos desportivos mais dinâmicos e emocionantes do mundo”, complementou o CEO da marca.

O exterior expressa o espírito aventureiro com altura ao solo incrementada em 44 mm por comparação com o Huracán EVO, para garantir um maior curso da suspensão, tal como foi aumentada a largura das vias dianteira (+30 mm) e traseira (+34 mm). Adicionalmente, para além proteger a carroçaria, a proteção inferior dianteira em alumínio, as longarinas reforçadas, o difusor traseiro e os robustos guarda-lamas acentuam a sua musculatura. A clássica tomada de ar no capô traseiro não só incrementa o espírito desportivo do modelo, como também ajuda a fornecer ar limpo ao motor quando se conduz em pistas com pó.

O último sopro do motor a gasolina

O Huracán Sterrato conta com um motor V10 de 5.2 litros com uma potência máxima de 610 CV e com 560 Nm de binário máximo (às 6500 rpm), combinado com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades e com um sistema de tração integral controlado eletronicamente, com diferencial traseiro autoblocante mecânico. Acelera dos zero aos 100 km/h em 3,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 260 km/h. Prefigura também o adeus da Lamborghini aos motores exclusivamente a combustão, esperando-se, daqui em diante, que todos os modelos da marca sejam eletrificados.

O veículo está equipado com um sistema de travagem dotado de pinças monobloco fixas em alumínio, com seis pistões à frente e quatro pistões atrás, e discos carbocerâmicos ventilados e perfurados – com 380 mm de diâmetro na frente e 356 mm de diâmetro atrás. Monta jantes de 19″, exclusivamente revestidas por pneus Bridgestone Dueler AT002 especificamente desenvolvidos para este modelo, que proporcionam a máxima versatilidade e adaptabilidade a qualquer condição e superfície, ao mesmo tempo que contribuem para as sensações, emoção e diversão ao volante do veículo. As medidas instaladas são 235/40 R19 na frente, e 285/40 R19 atrás, em ambos os casos incluindo tecnologia Run-flat.

O interior, caraterizado pelos exclusivos revestimentos Alcantara Verde Sterrato, reflete a filosofia “feel like a pilot (sinta-se como um piloto”), tradicionalmente adotada para a gama Huracán, que coloca o condutor no centro do habitáculo. O ecrã táctil possui novos gráficos e funcionalidades especialmente desenvolvidas para a condução off-road; em termos de instrumentação, pela primeira vez, existe um inclinómetro digital, com indicador de inclinação e rolamento, uma bússola, um indicador de coordenadas geográficas e um indicador do ângulo de direção.

Entre os serviços de bordo, o Lamborghini Connect inclui a integração com Amazon Alexa, para regulação de diversos equipamentos do veículo, como o sistema de climatização e a iluminação, assim como para controlo da navegação, das chamadas telefónicas e do sistema de infoentretenimento, com um simples comando de voz. O veículo também pode ser controlado remotamente através da App Lamborghini Unica, a qual permite, por exemplo, a monitorização remota da velocidade, ou o envio de um destino diretamente para o sistema de navegação.

O Huracán Sterrato inclui um sistema de telemetria conectado, que permite ao condutor monitorizar a performance e analisar os dados através da App Unica. Os utilizadores de Apple Watch também podem sincronizar a informação do seu ritmo cardíaco com o sistema de telemetria de bordo para medir o seu desempenho ao volante.

O novo Huracán Sterrato oferece possibilidades praticamente ilimitadas para personalização do visual do veículo: graças ao programa Lamborghini Ad Personam, os clientes podem escolher entre 350 cores exteriores e mais de 60 cores para os revestimentos interiores em pele e Alcantara.

A produção em edição limitada terá início em fevereiro de 2023.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.