O Lamborghini Estoque de 2008 poderá ser ponto de partida GT elétrico de quatro portas
Berlina 100% elétrica de altas prestações, inspirada no Estoque e com tecnologia do protótipo Sián, para reforçar o catálogo do fabricante italiano.

A Lamborghini, fabricante de superdesportivos que integra o portefólio de marca do Grupo Volkswagen, lançará uma berlina 100% elétrica para juntar aos atuais Huracán, Aventador e Urus. A confirmação foi avançada por Maurizio Reggiani, chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Lamborghini, contrariando rumores que indicavam que este modelo contaria com motor térmico.“Existe um mínimo de quatro anos até ao lançamento do modelo em questão. Isto significa que devemos iniciar o programa em 2021 para o novo automóvel estar pronto em 2025”, explicou em entrevista concedida ao Autocar.

Segundo aquele responsável, a vindoura berlina elétrica será baseada na plataforma modular PPE (Premium Platform Electric), que está a ser desenvolvida em sinergia pela Audi e Porsche, para substituir a plataforma J1 nos modelos e-tron GT e Taycan, faltando perceber se o posicionamento do anunciado Lamborghini será em linha com as referidas propostas ou um segmento acima, onde se encontra, por exemplo, o Panamera.

O recurso a esta plataforma comum permitirá desde logo uma redução considerável dos custos de desenvolvimento de modelo que, segundo Reggiani, irá oferecer um ótimo compromisso entre altas prestações e autonomia. A cumprir-se a data de lançamento, programado para 2025, a berlina elétrica da Lamborghini poderá estrear a nova geração de baterias do Grupo Volkswagen, com capacidade para recuperar até 80% da carga em poucos minutos.

Não são conhecidos para já quaisquer pormenores técnicos, mas espera-se que o modelo conte com motor de cerca 800 cv de potência e sistema de quatro rodas motrizes, para aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 2,8 segundos, igualando o Porsche Taycan Turbo S. O pacote de baterias no Lamborghini beneficiará de sistema de supercondensadores, que se carregam através da energia recuperada nas desacelerações e permitem aumento momentâneo de potência, sistema estreado no espetacular protótipo Sián.