De acordo com as mais recentes informações avançadas pela marca italiana, este novo modelo terá quase 4,7 metros de comprimento e adotará o estilo de um fastback elegante, que irá abranger o maior segmento do mercado.
Estará assente na plataforma STLA Medium e será produzido nesta fábrica italiana, graças aos investimentos significativos no âmbito do plano estratégico ‘Dare Forward 2030’ do Grupo Stellantis. A autonomia anunciada para esse novo modelo rondará os 700 quilómetros com um único carregamento.
“O novo porta-estandarte da Lancia será um automóvel italiano deslumbrante e elegante, bonito por fora e por dentro, onde nos sentiremos, realmente, como se estivéssemos numa sala de estar de uma casa italiana. O automóvel transportará o espírito italiano para toda a Europa, com quase 50% das unidades vendidas fora de Itália”, afirma Luca Napolitano, CEO da Lancia.
“A plataforma STLA Medium será perfeita para a Lancia: sendo uma plataforma BEV nativa, será altamente eficiente para otimizar o conforto e disponibilizará tanto versões com tração dianteira como com tração integral. Esta plataforma proporcionará ao novo porta-estandarte da Lancia um desempenho global ao mais alto nível, em termos de eficiência e com uma autonomia superior a 700 km”, acrescenta aquele responsável.
A Lancia tem um plano estratégico a dez anos que inclui três novos produtos, um a cada dois anos. O novo Ypsilon, a lançar como híbrido e elétrico em 2024 será o primeiro modelo da renascida Lancia, juntando-se depois o novo porta-estandarte da Lancia, a lançar em 2026, e o Delta a lançar como 100% elétrico em 2028. A estratégia de eletrificação da Lancia implica que, a partir de 2028, venderá apenas veículos elétricos.
A fábrica de Melfi, uma das instalações da Stellantis em Itália, é um dos locais europeus selecionados para produzir automóveis eletrificados da próxima geração na plataforma STLA Medium, como parte do plano estratégico “Dare Forward 2030”, através do qual a empresa pretende reduzir a zero as suas emissões de carbono até 2038.
A plataforma STLA Medium é uma nova plataforma global para produtos BEV da Stellantis, tendo sido concebida para eletrificar o mercado automóvel global, introduzindo inovações importantes nas vertentes da autonomia, tempos de carregamento, desempenho, eficiência e prazer de condução.