A Lancia prepara para o dia 28 de novembro a revelação oficial do seu plano de ressurreição para os próximos anos, estando prometido o ‘Lancia Design Day’ para dar a conhecer os passos a seguir em termos de desenho. Como ‘pontapé de saída’, a marca italiana, agora inserida no Grupo Stellantis, passou em revista o seu legado histórico e revisitou algumas das musas inspiradoras

Nesta viagem do passado para o futuro, as estrelas são os modelos Lancia que fazem parte do imaginário coletivo: do Aurelia ao Flaminia, dos Fulvia ao Beta HPE, Gamma, Delta, Stratos e 037. Todos eles representam um pouco do passado da Lancia e vão inspirar os futuros automóveis da Lancia, agora claramente orientada para a eletrificação.

“O design e a beleza destas ‘obras-primas em movimento’ inspiraram-nos na criação dos três modelos Lancia do futuro”, afirma Luca Napolitano, CEO da Lancia. “O conjunto inclui o novo Ypsilon em 2024, o nosso novo porta-estandarte que nos permitirá entrar no segmento de maior expressão da Europa, e o novo ‘Delta’ esculpido e musculado, em 2028, com as suas linhas geométricas que vão espicaçar os entusiastas dos automóveis de toda a Europa. Gostamos de descrever a Lancia como uma marca ‘Progressive Classic’ (‘Clássica Progressiva’), onde ‘Classic’ significa o aproveitamento e respeito para com o valor da nossa herança, e ‘Progressive’ que marca a nossa habilidade em olhar para o futuro, com ambição”, acrescenta, prometendo assim o respeito pela fisionomia e estética dos clássicos.

“Os três modelos irão contar com três elementos de design distintamente Lancia: o cálice, as linhas sinuosas e as formas geométricas-primitivas. Inspirado na secção frontal dos icónicos Lancia Aurelia e Delta, o novo cálice será reinterpretado num conceito moderno, mas preservando a sua característica distintiva que reúne uma linha vertical e horizontal, de modo a incluir o logótipo da marca”, assume ainda Napolitano, que acrescenta que os “três novos modelos irão apresentar linhas sinuosas nas suas laterais, um elemento típico de alguns dos modelos históricos da Lancia, como o Aurelia B20”.

Outro elemento de design que irá marcar presença será o conjunto de farolins redondos na traseira, “fazendo a ponte com o espírito mais brutal e técnico da marca, expresso nos lendários 037, Stratos e Delta, as ‘bestas’ das corridas que dominaram o mundo dos ralis durante mais de 20 anos”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.