Lancia regressa aos ralis com o Ypsilon Rally4 HF

29/05/2024

A Lancia apresentou o Lancia Ypsilon HF, versão de elevada performance do primeiro automóvel da nova era da marca, que chegará ao mercado em maio de 2025, bem como o Ypsilon Rally4 HF, que representa o regresso da Lancia aos ralis.

O Lancia Ypsilon HF representa a expressão da alma mais competitiva e de performance da marca. A Lancia inspira-se, mais uma vez, no seu passado, reinterpretando-o para definir um futuro ambicioso.

Alimentado por um motor 100 por cento elétrico de 240 cv, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos, o Lancia Ypsilon HF terá um porte rebaixado, uma carroçaria alargada de formato agressivo e musculado, inspirada nos automóveis icónicos e mais radicais que compõem a história da marca, com a forma e o design ao serviço da performance.

O modelo fará a sua estreia no mercado em maio de 2025. Depois do Lancia Ypsilon HF, também o Gamma e o Delta terão uma versão HF.

O logótipo “HF” e a imparável corrida do elefante

O Ypsilon HF voltará a ostentar o logótipo “HF”, assinatura histórica dos modelos Lancia de elevado desempenho, introduzida pela primeira vez em 1960, no Salão Automóvel de Genebra, quando um grupo de apaixonados, proprietários de automóveis da marca, fundou o clube “Lancia Hi-Fi” (“High-Fidelity”), grupo exclusivo de clientes mais fiéis, reservado aos que tinham comprado pelo menos seis automóveis Lancia novos. O logótipo “HF” tornou-se, então, um elemento distintivo da HF Squadra Corse Lancia, estrutura fundada em 1963 por Cesare Fiorio, juntamente com alguns pilotos e proprietários apaixonados por automóveis Lancia, tendo assinado muitas das vitórias da marca.

O histórico logótipo era constituído pelas letras maiúsculas “HF”, a branco sobre um fundo preto, com quatro pequenos elefantes vermelhos a correr, inscrevendo, na parte inferior, em letras maiúsculas, as palavras “SQUADRA CORSE”, brancas sobre um fundo vermelho. Os pequenos elefantes foram escolhidos como amuleto da sorte, dada a lenda de que, uma vez lançados em corrida, estes animais são imparáveis, tornando-se, assim, num símbolo de performance e de prazer de condução.

Desvendado em março último, o novo logo “HF” reinterpreta o logótipo histórico, tornando-o contemporâneo: os elementos constitutivos da marca, símbolos da tradição Lancia, surgem agora simplificados, tanto em termos de linhas como de formas, capaz de expressar inovação, conceito premium e italianismo, com um toque de ecletismo, no máximo respeito pelas inconfundíveis geometrias próprias da marca.

Lancia de regresso a partir da categoria “Rally4”

A partir de hoje, os corações de muitos entusiastas dos ralis voltam a bater forte. Isto porque, a Lancia decidiu regressar ao mundo dos ralis, partindo das bases da competição – a categoria “Rally4” – coração pulsante dos ralis, representativa da pura paixão, onde os jovens pilotos iniciam as suas carreiras com paixão, para se tornarem nos profissionais do futuro. Um novo começo ao perfeito estilo Lancia, caracterizado pela ambição, pragmatismo e humildade, de acordo com a missão e o ADN da marca.

A Lancia continua a ser a marca de ralis mais bem-sucedida de todos os tempos, contando com 15 Campeonatos do Mundo de Ralis, três Campeonatos do Mundo de Resistência, a vitória numa edição da 1000 Miglia, em duas Targa Florio e numa Carrera Panamericana.

O Lancia Ypsilon Rally4 HF é alimentado por um motor de 1,2 litros turbo, de três cilindros e quatro válvulas por cilindro, com 212 cv de potência. Dotado de tração dianteira e transmissão mecânica de cinco velocidades e diferencial autoblocante mecânico, o modelo de elevado desempenho representa uma solução ideal para o prazer de todos os entusiastas dos ralis, mas também um sério concorrente para os condutores que aspiram às vitórias na categoria “Rally4” e nos campeonatos de duas rodas motrizes.

O logótipo “LANCIA CORSE HF”

Para além do logo “HF”, o Lancia Ypsilon Rally4 marcará o regresso do logótipo “LANCIA CORSE HF”, lendária assinatura das viaturas de competição.

A marca Lancia inspirou-se no logótipo histórico, agora reinterpretado numa assinatura contemporânea, a olhar para o futuro, em linha com o plano de renascimento da marca. O lettering da palavra “CORSE” é agora expresso com um tipo de letra especialmente criado para o efeito.

O grafismo do logótipo, com um tipo de letra oblíquo, pretende exprimir o conceito de velocidade, típico do mundo das corridas, criando uma coerência estilística com a forma do logótipo “HF”.

As cores utilizadas, preto e branco também refletem o conceito original, num logótipo que poderá ser utilizado tanto em declinação horizontal como vertical.