Todos a bordo por maus caminhos. A Land Rover apresentou a versão mais ampla do Defender, com espaço para até oito ocupantes e mais espaço graças à carroçaria ampliada. O Defender 130 já se encontra disponível com um preço a partir de 86.255€.

Pensado para oferecer mais espaço a bordo, o novo Defender 130 conta com um comprimento ampliado da carroçaria em 340 mm no comprimento (5358 mm de total), embora mantendo as suas capacidades de todo-o-terreno e a articulação de eixos conhecida do Defender, com três filas de bancos (em disposição 2+3+3) para maior versatilidade e funcionalidade interior, com uma capacidade de carga máxima de 2291 litros, sendo bastante flexível neste aspeto (1232 litros com a terceira fila rebatida).

Com os oito lugares funcionais, pode levar até 389 litros. Por outro lado, a marca disponibiliza ainda o Defender 130 em versão de cinco lugares, com uma zona de carga total que pode chegar a impressionantes 2516 litros com a segunda fila de bancos rebatida.

Para garantir as suas capacidades fora de estrada, os engenheiros da Land Rover incluíram uma elevação subtil na traseira com estilo de barco, para um ângulo de saída de 28,5 graus. O contorno dos farolins traseiros em LED foi redesenhado para manter as três linhas exclusivas que definem o perfil lateral do Defender e se elevam subtilmente na secção traseira.

No exterior, o Defender 130 oferece um visual de explorador sofisticado, com nova cor ‘Sedona Red’, podendo ainda contar com um pacote de personalização ‘Extended Bright Pack’, a qual proporciona uma pose mais exclusiva e um acabamento ‘Ceres Silver Satin’ na secção inferior da carroçaria em todo o veículo.

O design interior incorpora novas opções de cores e materiais, como o couro em ‘Light Oyster’ e um novo acabamento ‘Natural Light Oak’ com a travessa interior lacada a branco e mais detalhes cromados. As tecnologias de conectividade mais avançadas e os sistemas de chassis, como o novo ecrã táctil Pivi Pro de 11.4 polegadas de maior dimensão, a suspensão pneumática eletrónica de série e o sistema de purificação do ar do habitáculo superior, proporcionam o apoio e conforto máximo nas aventuras todo-o-terreno modernas. De série neste modelo é também o sistema de ar condicionado automático configurável de quatro zonas.

Mudanças interiores

A zona traseira foi ampliada para alojar bancos confortáveis para três adultos, não efetuando assim concessões típicas nos modelos deste género com bancos mais pequenos atrás, geralmente pouco adaptados a adultos. Os detalhes adicionais garantem uma experiência confortável aos ocupantes da terceira fila com bancos aquecidos, apoios de braços acolchoados, armazenamento específico e fichas USB-C para carregar dispositivos durante a viagem. Em complemento, incorpora tapetes adaptados em exclusivo ao 130.

As janelas grandes proporcionam uma visibilidade excelente nas três filas de bancos, e o teto de abrir panorâmico, complementado com um tejadilho panorâmico sobre a terceira fila, cria um interior luminoso. Todas as filas incorporam ventilação para conforto adicional e as condutas adicionais proporcionam melhor desempenho de aquecimento e ar condicionado graças à climatização configurável para quatro zonas.

Os passageiros da segunda e terceira fila desfrutam de uma elevação em anfiteatro que melhora a visibilidade. O acesso à terceira fila é muito simples, dado que os bancos da segunda fila deslizam para a frente e podem ser rebatidos para proporcionar acesso amplo. Na zona da bagageira, os clientes têm apenas de baixar a suspensão pneumática eletrónica do Defender utilizando os botões incorporados no interior do compartimento de carga para facilitar objetos na bagageira.

Gama completa

O Defender 130 encontra-se disponível com uma gama de motores eletrificados, como o modelo a gasolina P400 Mild Hybrid Ingenium de seis cilindros e o modelo Diesel D250 Ingenium de seis cilindros.

A tecnologia elétrica micro-híbrida (MHEV) realça as competências dos motores Ingenium de seis cilindros. Incorpora sistema integrado de motor de arranque/gerador acionado por correia (BiSG) de 48 V que recupera a energia normalmente desperdiçada na travagem ou desaceleração, para utilização posteriormente na viagem, tornando o sistema Stop-Start mais rápido e eficiente.

A gasolina, o P400 MHEV conta com motor 3.0 de seis cilindros para uma potência de 400 CV e binário de 550 Nm entre as 2000 e as 5000 rpm, acelerando de zero aos 100 km/h em 6,6 segundos. A variante Diesel D250 MHEV recorre a um motor de 3.0 litros de seis cilindros com 250 CV de potência e 600 Nm de binário máximo entre as 1250 e as 2250 rpm. Com este motor, o Defender 130 acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos.

Todos os Defender 130 integram o sistema de tração integral inteligente (iAWD) da Land Rover e caixa automática ZF de oito velocidades de série. A tecnologia iAWD gere com eficiência e eficácia o motor e a distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro para otimizar a eficiência em estrada e as capacidades todo-o-terreno.

Todos os Defender 130 integram suspensão pneumática eletrónica com Sistema Dinâmico Adaptativo e o sistema avançado Terrain Response da Land Rover para todo-o-terreno. O sistema de suspensão pneumática eletrónica disponibiliza uma articulação de 430 mm com uma elevação dianteira adicional de 71,5 mm (73,5 mm na traseira) na altura fora de estrada para superar todos os tipos de obstáculos e facilitar a passagem a vau. No caso do Defender 130, pode transpor cursos de água de até 900 mm.

Edição de aniversário: A Land Rover celebra as bodas de platina da Rainha Isabel II e entrega a Sua Majestade um Defender 130 especialmente concebido para utilização pela Cruz Vermelha Britânica.

A base das capacidades todo-o-terreno do Defender é a arquitetura monobloco D7x da Land Rover com conteúdo elevado de alumínio. Com uma rigidez torsional de 25 kNm/grau, o Defender é três vezes mais rígido que os designs tradicionais de carroçaria sobre chassis e aloja a suspensão pneumática independente, a caixa de transferência de duas velocidades e o sistema de tração integral inteligente.

O Defender 130 disponibiliza uma capacidade de reboque de até 3000 kg, e facilita o engate graças à suspensão pneumática eletrónica inteligente, que pode ser controlada a partir do painel de controlo no interior da tampa da bagageira. Encontram-se disponíveis vários designs de barra de reboque de alturas diferentes disponíveis para facilitar o reboque.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.