Apostada também na multiplicidade de ofertas para o futuro da mobilidade, a Jaguar Land Rover está a desenvolver um protótipo de veículo elétrico com pilha de combustível a hidrogénio (FCEV) para o novo Land Rover Defender, com a fase de testes prevista para se iniciar já este ano.

Este protótipo constitui mais um passo na trajetória da Jaguar Land Rover rumo às zero emissões de escape dos seus veículos até 2036, visando atingir a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de fornecedores, nos seus produtos e nas suas operações antes de 2039, em consonância com a estratégia ‘Reimagine’, que a empresa anunciou no mês passado.

O projeto de engenharia avançada da Jaguar Land Rover, conhecido como Projeto Zeus, é parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Centre, que, por sua vez, conta com fundos públicos. O projeto irá permitir à equipa de engenharia compreender como otimizar um motor de hidrogénio para disponibilizar o desempenho e a potência esperados pelos clientes, tanto no que respeita à autonomia e ao carregamento, como às possibilidades de reboque e às suas capacidades todo-o-terreno. Os testes de estrada vão começar no fim de 2021, no Reino Unido.

No Projeto Zeus, a Jaguar Land Rover conta com o apoio de parceiros de Investigação e Desenvolvimento de prestígio mundial, como a Delta Motorsport, AVL, Marelli Automotive Systems e o UK Battery Industrialisation Centre (UKBIC).

Os veículos elétricos com pilha de combustível geram eletricidade a partir do hidrogénio para impulsionar um motor elétrico e, em conjunto com os veículos elétricos com bateria, aproximam a empresa um pouco mais do seu objetivo de conseguir uma frota sem emissões. A ideia é ter um abordagem multifacetada às formas de mobilidade, com o hidrogénio a servir de complemento à tecnologia 100% elétrica.

“Sabemos que o hidrogénio vai desempenhar um papel importante nos motores do futuro em todo o setor dos transportes e, em conjunto com os veículos elétricos com bateria, disponibiliza outra solução sem emissões de escape à altura das características e requisitos da prestigiosa gama de veículos da Jaguar Land Rover. A colaboração com os nossos parceiros no Projeto Zeus irá ajudar-nos neste trajeto, cuja meta é atingir a neutralidade de carbono antes de 2039, enquanto nos preparamos para a próxima geração de veículos sem emissões de escape”, explica Ralph Clague, responsável da área de Pilhas de Combustível a Hidrogénio da Jaguar Land Rover.

Estes veículos caracterizam-se por uma alta densidade energética e carregamento rápido, bem como uma perda mínima de autonomia em temperaturas baixas. Por isso, é a tecnologia ideal para os veículos de maior dimensão e maior autonomia ou para os que são utilizados em climas quentes ou frios.

Apesar de ainda terem uma baixa preponderância nas estradas, os veículos a hidrogénio deverão crescer em número de forma exponencial nos próximos anos. Para o futuro, estima-se que em 2030 poderão atingir 10 milhões, acompanhados por 10.000 postos de abastecimento em todo o mundo, de acordo com o Conselho do Hidrogénio.

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