Este protótipo constitui mais um passo na trajetória da Jaguar Land Rover rumo às zero emissões de escape dos seus veículos até 2036, visando atingir a neutralidade de carbono em toda a sua cadeia de fornecedores, nos seus produtos e nas suas operações antes de 2039, em consonância com a estratégia ‘Reimagine’, que a empresa anunciou no mês passado.
O projeto de engenharia avançada da Jaguar Land Rover, conhecido como Projeto Zeus, é parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Centre, que, por sua vez, conta com fundos públicos. O projeto irá permitir à equipa de engenharia compreender como otimizar um motor de hidrogénio para disponibilizar o desempenho e a potência esperados pelos clientes, tanto no que respeita à autonomia e ao carregamento, como às possibilidades de reboque e às suas capacidades todo-o-terreno. Os testes de estrada vão começar no fim de 2021, no Reino Unido.
No Projeto Zeus, a Jaguar Land Rover conta com o apoio de parceiros de Investigação e Desenvolvimento de prestígio mundial, como a Delta Motorsport, AVL, Marelli Automotive Systems e o UK Battery Industrialisation Centre (UKBIC).
Os veículos elétricos com pilha de combustível geram eletricidade a partir do hidrogénio para impulsionar um motor elétrico e, em conjunto com os veículos elétricos com bateria, aproximam a empresa um pouco mais do seu objetivo de conseguir uma frota sem emissões. A ideia é ter um abordagem multifacetada às formas de mobilidade, com o hidrogénio a servir de complemento à tecnologia 100% elétrica.
“Sabemos que o hidrogénio vai desempenhar um papel importante nos motores do futuro em todo o setor dos transportes e, em conjunto com os veículos elétricos com bateria, disponibiliza outra solução sem emissões de escape à altura das características e requisitos da prestigiosa gama de veículos da Jaguar Land Rover. A colaboração com os nossos parceiros no Projeto Zeus irá ajudar-nos neste trajeto, cuja meta é atingir a neutralidade de carbono antes de 2039, enquanto nos preparamos para a próxima geração de veículos sem emissões de escape”, explica Ralph Clague, responsável da área de Pilhas de Combustível a Hidrogénio da Jaguar Land Rover.Estes veículos caracterizam-se por uma alta densidade energética e carregamento rápido, bem como uma perda mínima de autonomia em temperaturas baixas. Por isso, é a tecnologia ideal para os veículos de maior dimensão e maior autonomia ou para os que são utilizados em climas quentes ou frios.
Apesar de ainda terem uma baixa preponderância nas estradas, os veículos a hidrogénio deverão crescer em número de forma exponencial nos próximos anos. Para o futuro, estima-se que em 2030 poderão atingir 10 milhões, acompanhados por 10.000 postos de abastecimento em todo o mundo, de acordo com o Conselho do Hidrogénio.
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