A Lexus surge no Salão de Genebra com uma grande novidade, na forma do seu novo LS 500h, que faz no certame helvético a sua estreia mundial. Este modelo, anunciado logo após a revelação mundial do LS 500 com motor V6 no Salão de Detroit, em janeiro, demonstra a visão da marca para o segmento das berlinas de luxo, mantendo como traços fortes a imagem muito singular e diferenciadora, mas também uma aposta na motorização de elevada eficiência capaz de prestações de relevo.

Um dos objetivos da Lexus é captar a imaginação de clientes mais jovens, munindo-se, para isso, de um desenho fluido e dinâmico, com uma longa distância entre eixos e um perfil baixo semelhante ao de um coupé, posicionando-o em dois segmentos, o dos sedans e coupés.

O habitáculo foi alvo de uma abordagem igualmente nova, centrada no “conforto progressivo”, interpretando a estética japonesa e as tradições artesanais no contexto de um habitáculo mais avançado e luxuoso, mas que não menospreza a vertente do conforto para os ocupantes. Exemplo? O revestimento original da quartela da porta, sendo esse um dos elementos que contribuiu para a obtenção em Detroit do prémio “Eyes On Design” pela excelência do design do seu interior.

Concebido como o novo topo de gama global da marca Lexus, o LS tem um papel relevante para a marca, como explica o engenheiro-chefe Toshio Asahi: “Desenvolver um modelo tão emblemático exigia uma enorme mudança de paradigma. Em vez de ficarmos presos às convenções que definiam os automóveis de luxo no passado, pretendemos criar um carro com um apelo inovador, emocional e sensual, capaz de seduzir o olhar de clientes de outras marcas de luxo e que projetasse valores totalmente diferentes”.

O termo Omotenashi, que expressa o sentido único da hospitalidade japonesa, define o interior do LS 500h, apostando numa demonstração de conforto graças aos bancos dianteiros e traseiros com múltiplas regulações elétricas, além de funções de aquecimento, de ventilação e de massagem. Há também uma configuração opcional do espaço traseiro que oferece uma extensão para pernas (banco otomano) e o espaço para pernas mais generoso de qualquer geração do LS. Para tal, beneficia do maior espaço entre eixos, mais até do que a anterior versão de distância entre eixos longa LS 600h L (3.090 mm contra 3.125 mm).

No habitáculo, uma vez mais, os Takumi, os mestres artesãos da marca, contribuem para a qualidade excecional do habitáculo do LS 500h, como é visível nos novos revestimentos, materiais e detalhes luxuosos, incluindo um novo tratamento de plissagem e um trabalhado de vidro Kiriko para os painéis interiores das portas.

Técnica inovadora

O LS 500h está equipado com o novo sistema híbrido Multi Stage da Lexus, uma tecnologia capaz de transformar as performances e o apelo da condução de um veículo híbrido, já que se demarca pelas capacidades de resposta mais determinadas e aceleração mais linear, especialmente na fase do arranque. Paralelamente, disoõe de toda a experiência acumulada no sistema Lexus Hybrid Drive ao longo dos tempos, tanto em termos de emissões, como de consumos.

O sistema de propulsão usa um motor V6 de 3.5 litros Dual VVT-i a gasolina e dois motores elétricos que, cumulativamente, produzem uma potência máxima do sistema de 354 CV. Enquanto o LS 500 estará disponível na Europa exclusivamente como modelo de tração integral, já o LS 500h será comercializado nas versões de tração traseira e de tração às quatro rodas.

O motor V6 faz o melhor uso possível do sistema Dual VVT-i (sincronismo variável inteligente de válvulas), com o sincronismo a ser precisamente calibrado em linha com as condições de condução, ajudando a assegurar um elevado binário a todas as velocidades de rotação do motor.

Com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h que é de apenas 5,4 segundos, este novo Lexus LS 500h exibe prestações mais condizentes com as de um desportivo, embora com eficiência elevada, uma vez que o motor elétrico pode suportar as exigências da condução até aos 140 km/h.

A configuração do sistema coloca a unidade de engrenagem de etapas múltiplas logo atrás do dispositivo de separação da energia, num eixo alinhado com a cambota do motor. Embora a unidade tenha quatro velocidades, tem um padrão simulado de controlo de mudanças que proporciona a sensação de condução de uma caixa de 10 velocidades. À medida que a velocidade do veículo aumenta, a velocidade do motor aumenta também para gerar uma sensação de aceleração linear, direta e contínua e sem o efeito de “banda de borracha” que se sente em algumas transmissões de variação continua.

O sistema também inclui DMI (Driver’s Mind Index), o que quer dizer que pode ajustar as passagens de caixa de acordo com o estilo e comportamento do condutor, sem que este tenha que alterar o modo de condução escolhido para obter o tipo de desempenho pretendido da transmissão. Graças ao funcionamento do Sistema Híbrido Multi Stage, o condutor tem à sua disposição um modo M para selecionar e reter as mudanças manualmente, usando as patilhas de passagem de caixa montadas atrás do volante – uma função que não estava disponível anteriormente nos híbridos da Lexus.

Entre as medidas para reduzir as perdas por atrito e assim melhorar a eficiência do motor incluem-se a adoção de balancins estreitos e leves e de correias de distribuição de baixa fricção, enquanto a injeção direta de combustível D-4S ajuda a gerar condições de combustão otimizadas, contribuindo para uma boa economia de combustível.

O LS 500h está equipado com uma compacta e leve bateria híbrida de iões de lítio, 20% mais compacta do que a unidade de níquel-metal hidreto que estava montada no Lexus LS 600h anterior, mesmo tendo uma superior densidade energética. Com isso, a Lexus consegue igualmente aumentar a capacidade da bagageira em 25 litros face ao LS 600h.

O LS 500h é construído sobre a nova plataforma Arquitetura Global da Lexus – Luxo (GA-L), que assegura um baixo centro de gravidade e uma distribuição de peso ideal, contribuindo para a estabilidade e a agilidade de comportamento essenciais para que este modelo proporcione uma condução muito mais gratificante. A elevada rigidez do chassis permite que a nova suspensão multibraços pudesse ser afinada para uma condução mais envolvente e equilíbrio com o conforto, característca pela qual o LS é famoso. Na Europa, a Suspensão Adaptativa Variável com suspensão pneumática faz parte do equipamento de série nas versões de topo.

O desempenho dinâmico deste modelo beneficia também da coordenação dos sistemas de travagem, direção e estabilidade através do Lexus Dynamic Handling.

Diversas avançadas tecnologias de segurança são utilizados neste modelo ao abrigo do pacote Lexus Safety System+, que inclui adicionalmente, um novo sistema avançado de segurança, que dispõe, em estreia mundial, da primeira função de deteção intuitiva de peões com direção ativa, entre outras tecnologias inovadoras.

O novo Lexus LS deverá chegar a Portugal no início do próximo ano, comercializando-se apenas em versão híbrida.

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