De uma só assentada, a Lexus apresentou dois novos modelos eletrificados que vão dar continuidade à sua estratégia de zero emissões na Europa, com a chegada na primeira metade de 2023 dos novos RX e RZ, sendo este último uma versão totalmente elétrica daquele SUV de luxo.

Apostada na aplicação de uma nova arquitetura e de uma nova filosofia de desenvolvimento para os seus automóveis, a Lexus trabalha agora sob três pilares – confiança, controlo e conforto para conseguir assim oferecer um maior prazer de condução, algo que os responsáveis da marca japonesa admitem que estava algo em falta.

O RX de nova geração encaixa-se precisamente nesta nova leva de modelos. Lançado em 1999, o RX é considerado como um dos primeiros SUV de luxo do mundo, tendo também sido o primeiro do seu género a surgir no mercado com uma motorização híbrida, na forma do RX 400h, em 2005. Globalmente, o RX conta com 3.5 milhões de unidades vendidas até hoje, das quais 220 unidades encontraram ‘casa’ em Portugal. Ainda com os números em foco, nota ainda para o total de 96% de vendas eletrificadas da Lexus na Europa, sendo que os 4% que não são híbridos correspondem à versão V8 do desportivo LC 500.

Para esta nova fase, o RX surge em três formatos, todos híbridos, mas um deles com um maior pendor desportivo, o RX 500h, que se demarca por ser o primeiro híbrido da Lexus a ter um motor sobrealimentado, neste caso, um 2.4 Turbo para uma potência total de 371 CV e binário de 550 Nm. ‘Servido’ unicamente na linha de equipamento F Sport, o modelo de topo da gama RX acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos, estando munido também de uma outra estreia nos modelos híbridos da Lexus: uma caixa automática de seis velocidades em lugar da CVT que tem sido usual.

O chassis foi revisto, sendo mais rígido para assim oferecer um maior controlo em curva, dispondo ainda de suspensão variável adaptativa e sistema de tração integral Direct4, ao qual não falta também o sistema de eixo traseiro direcional (de série no RX 500h). O sistema Direct4 consiste na interligação entre os dois eixos motrizes, com a adição de um eixo traseiro de configuração eletrónica (eAxle) que lhe permite monitorizar de forma constante o nível de motricidade de cada roda, alternando a potência entre cada roda para melhorar a sua manobrabilidade e aderência.

Nova plataforma, maior rigidez

Esta nova geração assenta na evolução da plataforma GA-K, crescendo 60 mm na distância entre eixos e reduzindo o centro de gravidade em 15 mm para assim tornar o seu comportamento mais preciso em curva. Além disso, há um elevado recurso ao alumínio para assim baixar o peso estrutural destes novos modelos, o que tem benefícios na condução e nos consumos/autonomia.

Face ao modelo anterior, as dimensões variam na largura (mais 25 mm) e na altura (mais 10 mm), embora registe praticamente o mesmo comprimento (4890 mm). Já a distância entre eixos cresce substancialmente, em 60 mm, para 2850 mm, o que lhe permite disponibilizar maior habitabilidade.

Todos os modelos confiam nalgum nível de eletrificação, sendo que nos casos dos 350h de 245 CV de potência e no 500h de 371 CV se tratam de híbridos autorrecarregáveis, enquanto o 450h+ é um híbrido plug-in.

O RX 350h tem uma configuração técnica já conhecida, confiando num motor de combustão de 2.5 litros atmosférico a que se associam dois motores elétricos para uma potência combinada de 250 CV, dispondo ainda de tração integral e-Four.

O RX 450h+ demarca-se por ser de carregamento externo, dispondo por isso de uma bateria de iões de lítio de maiores dimensões, com 18.2 kWh de capacidade. Com 309 CV de potência total, acelera dos zero aos 100 km/h em 6,5 segundos, podendo cumprir até 65 quilómetros sem emissões. O processo de carga total leva cerca de duas horas e meia.

Interior mais tecnológico e requintado

A bordo, a marca destaca aquilo que se chama de conceito ‘Tazuna’ para a conceção do cockpit, com um tablier rebaixado e os principais comandos orientados no sentido do condutor, bem como o ecrã tátil central OLED de 14 polegadas que alberga um novo sistema de infoentretenimento, o qual oferece novas capacidades de conectividade, bem como ligação com os sistemas Android auto e Apple CarPlay sem fios.

A Lexus propõe ainda conectividade Always-On com serviço de atualização da navegação e informações em tempo real gratuito por um período de quatro anos, passando depois a não ter alguns serviços adicionais disponíveis caso não sejam pagos. O assistente por voz foi também melhorado, podendo ser ativado mediante a frase ‘Hey Lexus’, com até 100 comandos, ao passo que o reconhecimento de voz natural foi aperfeiçoado para obedecer a pedidos sem obrigar a frases demasiado ‘rígidas’ na formulação.

A aplicação Lexus Link permite ainda uma maior interatividade com o veículo à distância, dando assim para verificar o nível de carga da bateria, a localização do veículo ou proceder a ajustes remotos de climatização, entre outras funcionalidades.

Num habitáculo em que o foco foi a melhoria do requinte e da vertente tecnológica, a Lexus garante ter conseguido um interior mais espaçoso e com mais luminosidade para um ambiente mais descontraído para todos os ocupantes.

Adicionalmente, a marca adianta que, num detalhe mais sustentável, passa a oferecer o interior com a opção por pele sintética.

Já a bagageira oferece mais 73 litros, fruto do melhor aproveitamento das potencialidades da plataforma e do melhor posicionamento dos componentes do sistema elétrico.
Na vertente da segurança, o conjunto de tecnologias Lexus Safety System+ é proposto de série em toda a gama, disponibilizando uma grande série de tecnologias proativas de ajuda à condução, monitorização do condutor durante a condução e também um assistente de saída do veículo (Safety Exit System), evitando bater com as portas num ciclista ou transeunte que se aproxime pela retaguarda.

Quanto a gamas de equipamento, o RX terá cinco variantes, embora a F Sport seja exclusiva da versão RX 500h. Há ainda níveis Comfort, Executive, Premium e Luxury para os RX 350h e RX 450h+, cujas pré-encomendas arrancam em janeiro (há apenas 24 unidades alocadas a Portugal, estando já praticamente metade vendidas).

Os preços variam entre os 93.500€ (Comfort) e os 108.500€ (Luxury) no caso do RX350h, entre os 83.500€ (Comfort) e os 99.000€ (Luxury) no caso do RX 450h+ e desde os 122.000€ no caso do mais potente RX 500h F Sport.

RZ: O signo do elétrico

Outra novidade absoluta é a chegada no primeiro trimestre de 2023 do novo RZ 450e, que também aprofunda o empenho da marca no sentido da eletrificação, juntando-se na gama ao UX 300e, que foi o modelo inaugural da marca no que diz respeito a veículos elétricos.

Apostando mais na vertente da condução, naquilo que a Lexus denomina ‘Lexus Driving Signature’, o RZ 450e conta com recurso à plataforma eletrificada e-TNGA, a qual permite um baixo centro de gravidade, bem como a melhoria do espaço a bordo, sendo a mesma que o Toyota Bz4X.

Com algumas diferenças estéticas em comparação com os RX, o RZ destaca-se pela frente mais tapada, não sendo necessárias tantos orifícios para a refrigeração dos componentes do motor, enquanto os 4,8 metros de comprimento garantem um acomodamento aperfeiçoado de todos os componentes a bordo, preservando a habitabilidade de topo.

O RZ 450e recorre a dois motores elétricos, um por cada eixo, com 150 kW/204 CV no dianteiro e 80 kW/109 CV no traseiro para uma potência combinada de 230 kW/313 CV. A bateria é de 71.4 kWh, sendo refrigerada por líquido, com a Lexus a garantir mais de 400 quilómetros de autonomia WLTP e um consumo médio de 18 kWh/100 km. Para salientar a sua confiança na longevidade das baterias, a marca assegura a manutenção de 90% da capacidade da bateria após dez anos de utilização, ao passo que a garantia geral – que inclui a bateria – é de dez anos ou um milhão de quilómetros.

Ainda tecnicamente, destaque para o sistema de tração integral Direct4, o qual recorre a um conjunto avançado de sensores para alternar o tipo de tração mediante as condições do piso, podendo colocar a tração na dianteira, na traseira ou nos dois eixos em simultâneo. Outra novidade é a adoção de sistema de direção ‘by-wire’, ou seja, totalmente elétrica, não havendo qualquer ligação física entre o volante e as rodas. Mesmo aqui, outro elemento em novidade é o volante OMG (One Motion Grip) de estilo manche de avião, que a marca garante ser totalmente funcional e direto na condução, com um ângulo de viragem das rodas até 150º sem tirar as mãos do volante. Este volante apenas estará disponível no primeiro semestre de 2024.

No habitáculo, segue de perto o conceito do RX, com design do cockpit mais simples e simultaneamente avançado, com recurso ao ecrã de 14 polegadas ao centro e redução do número de comandos físicos. Sendo um elétrico, a Lexus também dedicou muitos esforços ao capítulo do isolamento acústico no habitáculo, espaço onde não faltam também sistemas de iluminação de 64 cores nos níveis de equipamento premium, novo interior em revestimento de camurça ou o tejadilho panorâmico sensível à luz e configurável na opacidade.

A aplicação da Lexus diferencia-se no caso do RZ 450e pela oferta de alguns itens específicos para a utilização elétrica, como por exemplo, a programação do carregamento.

Os níveis de equipamento disponíveis são os Executive, Executive Plus, Premium, Luxury e Luxury Bi-tone, estando o lançamento previsto para janeiro de 2023. A marca conta com cerca de 30 unidades para Portugal, faltando ainda saber os preços finais desta modelo.

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