A linha Esprit Alpine efetua a ligação entre a aura desportiva da marca Alpine e a gama de modelos da Renault, sendo agora também aplicada ao renovado Clio, a exemplo do que sucede já com o novo Austral, que foi o primeiro a contar com esta variante com detalhes mais desportivos.
Aproveitando a atualização de meio de ciclo do Clio, a Renault decidiu incorporar a linha de equipamento Esprit Alpine no utilitário compacto de segmento B, dando-lhe imagem e detalhes de equipamento mais desportivos, elevando também os padrões de qualidade percebida em diversos detalhes.
A grelha dianteira sublinha a inspiração desportiva do novo Clio, sendo estampada a quente e varia entre o escuro no centro e o cromado brilhante junto às molduras exteriores, para criar uma sensação de profundidade. Uma linha preta brilhante atravessa-a horizontalmente e alonga-se até aos faróis.
O logótipo também foi reformulado e o seu acabamento exclusivo, em alumínio escovado Ice Black, acentua a “veia” técnica do automóvel. Um emblema específico do Esprit Alpine foi acrescentado à asa dianteira.
A lâmina em Cinzento Xiste Mate na dianteira conjuga a inspiração nos automóveis de competição e o universo dos desportos motorizados que este modelo simboliza. As embaladeiras laterais inferiores e o difusor do para-choques traseiro apresentam o mesmo tom.
O nível Esprit Alpine também vem com jantes de 17 polegadas em alumínio que herdam o ADN da Alpine: são diamantadas, pretas com verniz cinzento fumado, em torno de centros azuis ou cinzentos (dependendo da cor da carroçaria), reforçando o aspeto dinâmico. O emblema do Clio na parte de trás é num tom Preto Brilho Profundo.
Interior em misto de elegância e desportividade
O design interior também é exclusivo deste nível de equipamento, combinando desportividade e elegância. Num bom exemplo dessa maior atenção aos detalhes desportivos, os bancos são mais envolventes para proporcionar um maior apoio lateral e um conforto acrescido.
Os materiais também são específicos e os cinzentos mais claros no meio do assento e das costas dos bancos sublinham este estilo desportivo. As laterais são cobertas por um material mais espesso.
O pesponto azul e a letra A alusiva à marca Alpine gravada, a quente, no dorso dos bancos, completam esta visão desportiva, bem como uma bandeira vermelha, azul e branca, que simboliza França, aplicada às laterais dos bancos. Nota ainda que estes componentes são produzidos com recurso a materiais sustentáveis, incluindo um tecido que é 65% PET (polietileno) reciclado no assento e nas costas e um tecido com revestimento granulado 13% reciclado nas laterais do banco.
Outros detalhes compreendem o volante, por exemplo, concebido especialmente para capturar o espírito Alpine, com pespontos duplos em vermelho, branco e azul, material perfurado e o fundo em Preto Brilho Profundo para o logótipo Ice Black no centro. O tablier também apresenta uma bandeira francesa bordada, os cintos de segurança à frente e atrás têm bordos exclusivos em azul (exceto o do lugar do meio), os pedais são em alumínio e as soleiras das portas dianteiras também são exclusivas deste nível de equipamento.
O sistema multimédia Renault Easy Link, combinado com as configurações Multi-Sense e os vinte sistemas de assistência ao condutor disponíveis, somam-se para assegurar uma experiência eminentemente intuitiva, num automóvel que foi feito para a vida e para ser vivido.
O novo Clio Esprit Alpine deverá estar disponível com todas as versões de motorização, prevendo-se a sua chegada para meados deste ano.