Com a revelação das primeiras unidades pré-produção do Evija, a Lotus está a promover visita guiada ao ‘berço’ do hipercarro elétrico, na nova fábrica de Hethel, paredes meias com a mítica pista de testes onde passaram nomes como Ayrton Senna ou Emerson Fittipaldi, nos tempos áureos da marca na F1

O Evija (o nome significa o primeiro em existência), é o primeiro projeto da “nova” Lotus sob alçada da chinesa Geely, que adquiriu o emblema britânico em 2017, e é também o automóvel de produção em série mais potente do mundo, segundo o fabricante. Sem surpresa, é dos lançamentos mais aguardados do ano.

Na nova fábrica da empresa em Hethel, perto da cidade de Norwich, no leste da Inglaterra, a produção do hipercarro elétrico arranca no verão deste ano, numa primeira edição limitada a apenas 130 unidades. Contruída de raiz, a unidade é hoje uma das mais sofisticas da atualidade, paredes meias com a pista de testes onde a Lotus promove as últimas voltas de validação do superdesportivo, para garantir que o Evija corresponderá às expectativas e exigências dos clientes dispostos a desembolsar cerca de 2 milhões de euros, antes de impostos…

O fabricante britânico anuncia o esperado Evija como o automóvel de produção em série mais potente do mundo, ‘cortesia’ de complexo sistema de propulsão que combina quatro motores elétricos, um por cada roda, para gerar 2000 cv de potência e binário máximo de 1700 Nm. Números incríveis que permitem ao primeiro Lotus 100% elétrico da história anunciar prestações fora da série: 0 a 100 km/h em menos de três segundos, cumprindo 320 km/h de velocidade de ponta.

A bateria de iões de lítio de 2000 kW de capacidade é componente essencial no projeto desenvolvido em parceria com a Williams Advanced Engineering (WAE), está instalada em posição central, atrás do cockpit do bilugar, permitindo ao Evija uma autonomia anunciada de 400 km em ciclo WLTP. A marca britânica com mais de 70 anos de história e prestígio na indústria e nos palcos mais mediáticos do desporto automóvel, não tem dúvidas: “este sistema altamente eficiente é o mais leve e de maior densidade energética alguma vez montado num carro”.

 

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