A Lotus apresentou uma edição comemorativa do hiperdesportivo elétrico Evija com uma decoração especial a honrar os feitos na Fórmula 1 do brasileiro Emerson Fittipaldi.

Cimentando o seu lugar na história da Fórmula 1, Emerson Fittipaldi venceu cinco corridas na temporada de 1972 para se sagrar campeão daquele ano ao volante de um Lotus Type 72, monolugar cuja decoração foi recuperada para este Evija especial que terá uma produção limitada a apenas oito exemplares (todos já vendidos).

Pintado em preto com elementos comemorativos como a faixa dourada idêntica à que se tornou icónica nos monolugares da Lotus nas décadas de 1970 e 1980, o Evija Fittipaldi celebra então os 50 anos desse título mundial de Pilotos e de Construtores, bem como os 50 anos daquela decoração. Como detalhe particularmente interessante para os amantes da modalidade, uma das gravuras técnicas do Lotus Type 72 está gravada no tejadilho em fibra de carbono, enquanto o tablier ostenta uma assinatura bordada manualmente do piloto brasileiro.

As jantes também revelam pormenores em preto e dourado, com porca central anodizada em verde no lado direito e vermelho no lado esquerdo. Há ainda decalques com as vitórias da temporada de 1972 na asa traseira, enquanto o número ‘8’ foi aplicado no pilar B, recuperando o número com que Fittipaldi competiu naquela temporada.

Mas o elemento mais emotivo, de acordo com a Lotus, é o comando rotativo na consola central flutuante, que é feito a partir do alumínio reciclado do Type 72, assegurando que este hiperdesportivo conta com uma parte autêntica daquele monolugar.

O evento de apresentação decorreu na sede da marca, em Hethel, onde serão produzidos, com Fittiapaldi a não faltar à chamada, naturalmente. “É fantástico estar de volta a Hethel para esta ocasião especial. Gostei bastante de fazer parte deste projeto e tem sido uma experiência incrível revelar este carro a lguns dos novos proprietários. Tendo a oportunidade de pilotar o Evija Fittipaldi e o meu Type 72 que venceu o campeonato de Fórmula 1 na pista de Hethel foi uma experiência incrível”, afirmou o ex-piloto que abriu o caminho ao sucesso dos brasileiros na Fórmula 1.

Outro momento marcante desta experiência foi a reunião – pela primeira vez – dos oito exemplares ainda existentes do Type 72, sendo também este o número então de Evijas especiais a serem construídos, com entregas previstas para 2023.

Tecnicamente, o Evija não recebeu qualquer alteração, mantendo assim a configuração de quatro motores elétricos para 2039 CV de potência e 1700 Nm de binário máximo, o que lhe permite acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de três segundos e cumprir a aceleração dos zero aos 300 km/h em impressionantes nove segundos! A velocidade máxima está limitada a 350 km/h.

Convidados de luxo

Este Evija foi produzido com a ajuda preciosa da Classic Team Lotus, gerida pela família do fundador Colin Chapman, e que se dedica a manter em ação os diversos modelos de competição produzidos pela equipa no passado. Clive Chapman, precisamente, filho de Colin, recordou que “Fittipaldi e o meu pai tiveram uma relação mjuito especial e o seu sucesso espetacular foi um esforço de equipa brilhante pelos engenheiros e mecânicos dedicados no Team Lotus”.

Além de Fittipaldi, o evento de lançamento deste Evija contou com a presença de outro ex-campeão do mundo de Fórmula 1, mas mais recente. Jenson Button, vitorioso em 2009, também teve a oportunidade de experimentar o Evija em pista, confessando depois que “soa como o motor de um jato! Pensas num VE como silencioso, mas não é. O binário é astronómico. É incrível, coloca-nos um sorriso na cara”.

Também o Lotus Type 72 passou pelas mãos do britânico campeão em 2009 pela Brawn GP. “É enternecedor poder estar com um pouco da história do automobilismo. Não há muito espaço, mas tudo está no sítio certo. Foi fácil fazer ponta-tacão e foi verdadeiramente um privilégio poder conduzir um carro tão especial”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.