Lynk & Co 02: Eis o “smartphone sobre rodas” para a Europa

02/04/2018

Com o seu primeiro modelo a ser um sucesso absoluto no mercado chinês, a Lynk & Co está agora apostada em vingar na Europa, tendo revelado num evento em Amesterdão o seu novo modelo, o 02.

A marca chinesa, que pertence ao grupo Geely, que detém igualmente a Volvo, é assumida como uma companhia irreverente e diferente daquilo que tem é tradicional na indústria automóvel, assentando muita da sua estratégia na digitalização. Prova disso foi a venda inicial do 01, um SUV que levou apenas dois minutos e 17 segundos até vender 6000 unidades colocadas à disposição online em pré-lançamento.

Assim, depois da boa receção na China, a Lynk & Co olha agora com atenção para o Velho Continente, anunciando a produção do 02 na fábrica belga de Gante, que é utilizada pela Volvo para a produção por exemplo do XC40 (sobre a plataforma CMA).

A comercialização dos modelos terá uma base altamente digital, mas estão já previstos algumas lojas (a marca não os denomina como concessionários) ‘offline’ em zonas culturalmente relevantes de algumas cidades europeias. Amesterdão, nos Países Baixos, é a primeira, mas seguir-se-ão Barcelona, Bruxelas, Berlim e Londres. Será aí que a Lynk & Co começará o seu ataque ao mercado europeu a partir de 2019 com este 02 (cuja produção iniciar-se-á também nesse ano).

Trata-se de um SUV compacto de linhas dinâmicas que també recupera alguns dos traços do 01, apresentado anteriormente, muito adaptado aos gostos dos condutores europeus, sobretudo dos mais jovens.

Esses pontos de venda surgem apenas como complemento para o ponto de venda digital, podendo nesses mesmos locais configurar os seus veículos através da página de Internet da marca, em lynkco.com, podendo ser auxiliados por funcionários da marca. Será também nesses pontos, por enquanto, que os clientes poderão ir ‘levantar’ os seus novos modelos.

Desenvolvidos e desenhados na Suécia, estes Lynk & Co prometem funcionamento idêntico ao de um smartphone sobre rodas, com funcionalidades inovadoras como a possibilidade de partilha do carro com outras pessoas ou o carregamento sem fios no caso de modelos elétricos, que serão uma aposta da companhia para o futuro. Todos os veículos terão um enorme ecrã tátil no seu habitáculo, a partir do qual os utilizadores poderão aceder a aplicações e à internet.

“Como marca global com uma forte identidade europeia, estes anúncios nas nossas nações enchem-me de alegria. A partir da nossa sede na Suécia vamos dar início às vendas com um foco inicial em cidades europeias chave para os nossos clientes-alvo urbanos e conectados”, explicou Alain Visser, vice-presidente da Lynk & Co, confirmando que “vamos produzir na Europa para a Europa, focando-nos inicialmente em versões unicamente híbridas da nossa nova gama de carros – ampliada agora com o jovial 02”.

Uma das grandes forças desta nova marca é mesmo a conectividade, com ligação constante à Internet, possibilidade de atualização de aplicações e abordagem moderna. Espera-se, então, a chegada da Lynk & Co aos restantes mercados europeus.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.