A BMW celebra os 50 anos da divisão desportiva M em 2022, escolhendo o Festival de Goodwood a decorrer este fim de semana no Reino Unido para a apresentação ao público da nova integrante da família M: a M3 Touring, carrinha familiar que alia essa carroçaria à filosofia desportiva pela primeira vez na história da companhia.

Todos os olhos dos adeptos da marca estão postos na M3 Touring, uma carrinha de aspeto musculado e de credenciais dinâmicas que honram a história da divisão M, como o motor de 510 CV de potência e o sistema de tração integral M xDrive de vocação desportiva. Mas a celebração do cinquentenário da BMW Motorsport em Goodwood vai mais além, com a marca bávara a levar àquele certame também outros modelos de craveira elevada, como o M4 CSL, naquela que é a estreia local deste modelo.

Este modelo, afinado para a pista e de apenas dois lugares, define-se por um aumento de 40 CV de potência face ao atual BMW M4 Competition Coupé, atingindo os 550 CV, ao mesmo tempo que o trabalho de redução de peso levou este modelo a descer 100 kg no total em relação ao M4 de base.

Para tal, foi necessário recorrer à fibra de carbono para alguns dos componentes da carroçaria, como o tejadilho, capot ou tampa da bagageira. É também o BMW de estrada mais rápido no circuito de Nürburgring’s Nordschleife.

Além das passagens pela rampa dos modelos acima mencionados, a BMW tem também em exposição outros automóveis desportivos da sua gama, como o iX1, o i7, o i4 e o iX M60.

Para sublinhar a importância da BMW M na indústria automóvel, a marca foi também homenageada com a popular escultura que expõe diversos modelos importantes em torno do recinto em posição vertical, apontando assim às estrelas.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.