Além de fazer regressar o nome Supra, a Toyota aproveitou também a chegada do novo modelo para assinalar o lançamento do primeiro produto da Gazoo Racing, submarca dedicada aos desportivos no seio da Toyota. Perante estes factos, um dos exemplares, precisamente o primeiro da linha de montagem com acabamento único, foi vendido em leilão por 2.1 milhões de dólares.

O leilão decorreu no passado fim de semana nos Estados Unidos da América, organizado pela Barrett-Jackson, em Scottsdale, com o GR Supra denominado ‘Global #1’ a ser arrematado por 2.1 milhões de dólares (cerca de 1.8 milhões de euros), com os seus lucros a reverterem para a caridade, mais concretamente para a American Heart Association (AHA), que providencia auxílio e prevenção para doentes cardíacos, e para a Bob Woodruff Foundation (BWF), que presta ajuda a antigos militares. Não foi revelado quem ganhou ganhou o leilão deste novo Supra, permanecendo pois um mistério.

O que é que este Toyota GR Supra ‘Global #1’ tinha de especial? Uma série de acabamentos, como é o caso da pintura cinzenta mate ‘Phantom Matte’, única para este modelo, com espelhos retrovisores em encarnado, jantes em preto e interior com elementos em carbono e vermelho, além de número de chassis indicativo da primeira unidade de produção: ‘20201’, em que o ‘2020’ representa o ano do modelo (MY, em inglês) e o ‘1’ o facto de ser o primeiro exemplar produzido.

Para Bob Charter, vice-presidente executivo de vendas da Toyota Motor North America, “quando a Toyota lança um veículo deste calibre, só tem uma hipótese de fazê-lo bem – este leilão foi o cenário perfeito”.

De resto, é em tudo semelhante à série limitada de lançamento para os EUA, com 1500 unidades previstas, embora com três outras cores disponíveis – que não a cinzenta mate –, neste caso, o Branco Absolute Zero, o Preto Nocturnal e o Vermelho Renaissance 2.0.

O novo Toyota GR Supra surgiu no Salão de Detroit e teve direito a receção bastante diversificada, com alguns dos adeptos indefetíveis da marca a lamentarem o forte peso da parceria com a BMW na sua conceção, enquanto os amantes de bons desportivos mostraram satisfação com a chegada de mais um modelo de aptidões desportivas. Este modelo chegará com um motor de seis cilindros em linha de 340 CV, mas também com uma versão mais acessível com motor de quatro cilindros em linha.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.