O Manifesto desafia as convenções dos automóveis atuais, sobretudo quando se olha para a gama da Dacia. Porém, a intenção da marca romena foi a de oferecer algo que representasse aquilo que deve ser o automóvel “essencial” e ambientalmente eficiente para os novos tempos da mobilidade.
Assim, o Concept Manifesto é uma plataforma de ensaio para ideias e inovações que estarão, no futuro, disponíveis em automóveis da gama Dacia. No cerne deste ideal está o conceito de um veículo que pode ser utilizado para tarefas mais específicas, tais como a proteção de ambientes naturais ou prestar assistência a caminhantes, graças à sua robustez.
Para este concept, a Dacia optou por um modelo sem filtros e com maior ligação ao mundo exterior, assim se explicando a ausência de portas, janelas ou para-brisas, enquanto a funcionalidade económica do conceito ‘Bring-Your-Own-Device‘ torna possível integrar um smartphone no painel de instrumentos e no computador de bordo. Este sistema já está disponível em vários modelos da marca e irá evoluir ainda mais no futuro.
Este protótipo estreia outro avanço que será incorporado em modelos futuros, o ‘YouClip’, um sistema muito simples para assegurar uma variedade de acessórios práticos e modulares. Adicionalmente, num conceito mais arrojado, utiliza apenas um farol, que pode até ser destacado para utilização como lanterna portátil.
“Na Dacia, gostamos de manter as coisas reais. À medida que fomos desenvolvendo e explorando novas ideias, sentimos que precisávamos de as empurrar para além das simulações 3D e ver como elas são na vida real”, refere David Durand, Diretor de Design da Dacia. “Além de ser um objeto de design, o Concept Manifesto encapsula a nossa visão e combina uma vasta gama de inovações. Algumas envolvem implementação extrema, mas ainda são acessíveis para os clientes. Iremos utilizar alguns destes elementos em futuros modelos da Dacia”, acrescenta.Técnica à prova de agruras
Tecnicamente, o Manifesto concept também abraça ideais mais arrojados de conceção, como a tração às quatro rodas, a grande altura ao solo, as jantes de grandes dimensões e a carroçaria robustecida para enfrentar os pisos mais desafiantes.
Uma bateria dedicada e amovível fornece energia através de uma tomada doméstica, transformando o Concept Manifesto numa fonte de energia para quaisquer atividades ao ar livre que o exijam.
No caso de sujar o interior, o utilizador pode limpar as superfícies com recurso a um jato de água. Já as coberturas removíveis dos bancos podem ser transformadas em úteis sacos-cama para dormidas ao ar livre.
Para ser mais leve e mais eficiente, a Dacia tornou o Manifesto minimalista, com uma grande parte da carroçaria construída com plástico reciclado, materiais feitos a partir de polímeros usados processados, com um acabamento tipo ‘salpicado’, denominado Starkle.
O interior também está equipado com materiais naturais, como a cortiça que cobre o tablier. Já os elementos cromados decorativos estão ausentes, seguindo uma tendência que está já em voga na marca do Grupo Renault.
Uma outra inovação está nos pneus ‘airless’, não necessitando de ar para o seu enchimento e com resistência aos furos. De acordo com a marca, estes pneus de elevada resistência duram tanto tempo como o próprio automóvel.
Naturalmente, o Manifesto apresenta já a nova identidade gráfica da Dacia com um novo logótipo, mais simples e claro em linha com a própria ideia da marca.
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