Mais do que um mero concept car, o Manifesto é a representação física da nova identidade da Dacia e do seu ideal de liberdade para o futuro:um modelo sem complexos e, aparentemente, sem limites para enfrentar até os terrenos mais difíceis. Mas, implícito está também o conceito daquilo que é essencial num automóvel, filosofia que a Dacia tem perseguido com sucesso desde a sua criação.

O Manifesto desafia as convenções dos automóveis atuais, sobretudo quando se olha para a gama da Dacia. Porém, a intenção da marca romena foi a de oferecer algo que representasse aquilo que deve ser o automóvel “essencial” e ambientalmente eficiente para os novos tempos da mobilidade.

Assim, o Concept Manifesto é uma plataforma de ensaio para ideias e inovações que estarão, no futuro, disponíveis em automóveis da gama Dacia. No cerne deste ideal está o conceito de um veículo que pode ser utilizado para tarefas mais específicas, tais como a proteção de ambientes naturais ou prestar assistência a caminhantes, graças à sua robustez.

Para este concept, a Dacia optou por um modelo sem filtros e com maior ligação ao mundo exterior, assim se explicando a ausência de portas, janelas ou para-brisas, enquanto a funcionalidade económica do conceito ‘Bring-Your-Own-Device‘ torna possível integrar um smartphone no painel de instrumentos e no computador de bordo. Este sistema já está disponível em vários modelos da marca e irá evoluir ainda mais no futuro.

Este protótipo estreia outro avanço que será incorporado em modelos futuros, o ‘YouClip’, um sistema muito simples para assegurar uma variedade de acessórios práticos e modulares. Adicionalmente, num conceito mais arrojado, utiliza apenas um farol, que pode até ser destacado para utilização como lanterna portátil.

“Na Dacia, gostamos de manter as coisas reais. À medida que fomos desenvolvendo e explorando novas ideias, sentimos que precisávamos de as empurrar para além das simulações 3D e ver como elas são na vida real”, refere David Durand, Diretor de Design da Dacia. “Além de ser um objeto de design, o Concept Manifesto encapsula a nossa visão e combina uma vasta gama de inovações. Algumas envolvem implementação extrema, mas ainda são acessíveis para os clientes. Iremos utilizar alguns destes elementos em futuros modelos da Dacia”, acrescenta.

Técnica à prova de agruras

Tecnicamente, o Manifesto concept também abraça ideais mais arrojados de conceção, como a tração às quatro rodas, a grande altura ao solo, as jantes de grandes dimensões e a carroçaria robustecida para enfrentar os pisos mais desafiantes.

Uma bateria dedicada e amovível fornece energia através de uma tomada doméstica, transformando o Concept Manifesto numa fonte de energia para quaisquer atividades ao ar livre que o exijam.

No caso de sujar o interior, o utilizador pode limpar as superfícies com recurso a um jato de água. Já as coberturas removíveis dos bancos podem ser transformadas em úteis sacos-cama para dormidas ao ar livre.

As barras de tejadilho podem transportar todo o tipo de cargas, uma vez que as barras de suporte podem mudar para uma variedade de configurações, uma ideia que até já está nos modelos de produção na forma das barras de tejadilho modulares do Sandero Stepway e do Jogger, e que chegarão em breve ao Duster.

Para ser mais leve e mais eficiente, a Dacia tornou o Manifesto minimalista, com uma grande parte da carroçaria construída com plástico reciclado, materiais feitos a partir de polímeros usados processados, com um acabamento tipo ‘salpicado’, denominado Starkle.

O interior também está equipado com materiais naturais, como a cortiça que cobre o tablier. Já os elementos cromados decorativos estão ausentes, seguindo uma tendência que está já em voga na marca do Grupo Renault.

Uma outra inovação está nos pneus ‘airless’, não necessitando de ar para o seu enchimento e com resistência aos furos. De acordo com a marca, estes pneus de elevada resistência duram tanto tempo como o próprio automóvel.

Naturalmente, o Manifesto apresenta já a nova identidade gráfica da Dacia com um novo logótipo, mais simples e claro em linha com a própria ideia da marca.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.