A CUPRA está presente no Salão de Munique com a sua visão para a mobilidade elétrica urbana do futuro, o UrbanRebel Concept, e com uma promessa muito concreta de se transformar numa marca 100% elétrica até 2030.

O pequeno modelo da marca catalã antecipa um automóvel urbano elétrico que será lançado em 2025, com este concept a adotar um design musculado, salientando dessa forma a ligação da CUPRA à competição automóvel. O UrbanRebel Concept foi apresentado publicamente no evento de pré-inauguração da nova City Garage em Munique, durante o qual o CEO da companhia, Wayne Griffiths, apontou o caminho para a eletrificação plena.

“Temos a ambição de nos convertermos numa marca totalmente elétrica até 2030. Estamos a lançar o CUPRA Born este ano e o CUPRA Tavascan chegará em 2024. O CUPRA UrbanRebel desafia o convencional, acrescentando emoções à nova era elétrica com uma interpretação radical do veículo elétrico urbano da companhia, que chegará em 2025. Lançaremos o veículo elétrico urbano sob a marca CUPRA, uma vez que será a marca focada inicialmente na eletrificação, enquanto a SEAT se concentrará nos híbridos e motores de combustão interna de alta eficiência. Acompanharemos de perto a aceitação dos veículos elétricos pelos clientes e o desenvolvimento da infraestrutura na Europa”, afirmou Griffiths, admitindo que o futuro veículo elétrico urbano é um pilar estratégico da empresa.

A SEAT S.A., integrada no juntamente com o Grupo Volkswagen, desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do projeto elétrico urbano. A SEAT S.A. está a desenvolver as viaturas da família elétrica urbana, enquanto a Volkswagen é responsável pela plataforma e a CARIAD pelo software. A meta é produzir mais de 500.000 veículos elétricos por ano em Espanha para diferentes marcas do grupo a partir de 2025, incluindo o potencial mini-SUV da Volkswagen, cujo concept foi também revelado em Munique.

Baseada neste projeto, a companhia tem um plano ambicioso em Espanha, Future: Fast Forward. O fator-chave deste plano é a produção do veículo elétrico urbano, que poderá converter-se no motor da transformação da indústria automobilística espanhola, a segunda maior produtora de automóveis da Europa.

Crescimento exponencial

Griffiths explicou na pré-inauguração que a CUPRA continua a crescer acima das expetativas iniciais. Desde o seu lançamento, há três anos, a marca já vendeu mais de 100.000 automóveis. Impulsionada pelo sucesso do Formentor, que corresponde a dois de cada três viaturas vendidas entre janeiro e agosto deste ano, a CUPRA tem registado um crescimento de três dígitos em relação ao mesmo período de 2020.

Como parte de sua estratégia de globalização, a CUPRA escolheu Munique para inaugurar a sua nova City Garage, uma localização única no coração da cidade alemã. É um espaço aberto com nove montras, inspirado numa garagem e dedicado à marca CUPRA. Situado num edifício histórico icónico na Odeonsplatz, os elementos de design da CUPRA fundem-se com os materiais arquitetónicos e originais do prédio, respeitando a história do espaço.

Griffiths explicou a visão por detrás da criação deste novo modelo de estabelecimentos em zonas urbanas: “Com as City Garages, queremos unir as cidades e a sua cultura, celebrando eventos e exposições e apoiando novos talentos locais e estabelecendo colaborações. Estarão localizadas em pontos emblemáticos e serão inspiradas na cidade em que estão instaladas”.

As novas City Garages permitirão que a marca ofereça uma experiência pouco convencional e única ao cliente, colocando as pessoas no centro da sua estratégia de distribuição. Depois da Cidade do México e de Hamburgo, Griffiths anunciou os novos espaços que vão inaugurar em breve: “Amanhã abriremos uma nova City Garage em Milão, e muito em breve estaremos em Madrid, Rotterdão, Lisboa e Berlim. Também planeamos abrir uma City Garage Garagem em Sydney até 2022. A nossa ambição é tornarmos-nos uma marca global, por isso vamos construir uma rede de distribuição sólida em todo o mundo, com 1.200 CUPRA Masters até o final de 2022. “

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.