A velocidade de partilha de dados 5G é apresentada como um dos próximos passos fundamentais no conceito de mobilidade, havendo cada vez mais carros conectados nas estradas. Uma marca automóvel já se adiantou e lançou um sistema de conectividade avançado que permite ligação sem fios 5G dentro dos seus veículos.

Sendo uma marca de luxo, a Bentley pretende oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível em todos os aspetos, sobretudo quando os passageiros estão em primeiro plano. Daí que o novo sistema Bentley Advanced Connectivity seja assumido como uma tecnologia de ponta que transforma um Mulsanne “num escritório automóvel e num espaço de entretenimento de luxo.

“Os nossos clientes, muito em particular, têm uma necessidade decorrente do facto de serem muitas vezes conduzidos nos bancos de trás e esse espaço é utilizado como um escritório ou um espaço de entretenimento. Isso significa trabalho com elevado recurso a dados ou streaming de conteúdos”, refere Hamid Qureshi, diretor da área da conectividade automóvel na Bentley, que quer oferecer uma solução para as intermitências da Internet em viagem.

Para o conseguir, a Bentley encetou uma parceria com a Viasatt, empresa americana sediada na Califórnia e que desenvolveu um router para integração no veículo: recorre a três cartões SIM, duas antenas Wi-Fi e oito antenas LTE, das quais duas não são usadas – estão reservadas para futuros aumentos de velocidade da rede.

O Bentley Advanced Connectivity consiste numa rede virtual privada multicanal (VPN) que consegue agregar até três redes móveis de operadores num único sinal super-rápido. O sistema de conectividade é posicionado discretamente na tampa da bagageira do Bentley, com o router a bordo conectado à porta DC do veículo.

Os clientes da Bentley terão de aceder ao Advanced Connectivity através de uma aplicação no smartphone, prevendo-se que o serviço fique acessível a partir de 2019.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.