A Maserati apresentou o seu novo Levante Hybrid, mais uma peça no caminho da eletrificação que a marca italiana está a levar a cabo. Com este modelo, revelado no Salão de Xangai, na China, a Maserati mostra-se mais veloz do que um Diesel, de acordo com a marca, sendo igualmente mais sustentável, sob o lema ‘Mais verde. Mais veloz. Único’.

O novo SUV híbrido da marca combina o motor 2.0 de quatro cilindros com um módulo híbrido de 48 V para recuperar energia durante a desaceleração e travagem. Apesar do peso do sistema híbrido, o modelo pesa menos do que as versões com motor de seis cilindros – quer a gasolina, quer Diesel –, beneficiando igualmente de uma melhor repartição do peso, graças à bateria montada na traseira, sem qualquer sacrifício em termos da capacidade de carga.

O Levante Hybrid dispõe de uma potência máxima de 330 CV e um binário máximo de 450 Nm, disponível logo a partir das 2250 rpm, surgindo apenas com sistema de tração integral. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 6,0 segundos, enquanto a velocidade máxima supera os 240 km/h. A caixa automática de oito velocidades tem o cunho da ZF.

Em termos de aparência, a versão de lançamento é caraterizada por uma nova cor metalizada de tripla camada, denominada ‘Azzurro Astro’, disponível enquanto parte do programa de personalização Maserati Fuoriserie, na coleção Futura. Trata-se de uma cor iridescente (que reflete a luz), que varia de um intenso azul celeste, quando exposta à luz solar, para um cinzento cinza quando na sombra.

Outros pormenores exteriores e interiores contribuem para reconhecimento fácil do Levante Hybrid, alguns em azul, a cor escolhida para identificar automóveis híbridos, já adotada pela Maserati para distinguir o Ghibli Hybrid. No exterior, o azul personaliza as três saídas de ventilação laterais, as pinças de travão (opção) e o logótipo colocado no pilar C. O mesmo tom de azul reaparece no interior do veículo, especificamente nas costuras dos bancos.

Por fim, mas não menos importante, o primeiro SUV híbrido da marca do Tridente está permanentemente conectado, graças ao programa Maserati Connect, o qual mantém o veículo sob controlo, mesmo que remotamente. O sistema pode, por exemplo, alertar o proprietário da aproximação de serviço de manutenção, podendo também estar sempre em contacto com o condutor através de um smartphone ou smartwatch com recurso a uma aplicação dedicada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.