A Maserati revelou a versão descapotável do superdesportivo MC20, agraciado com a denominação Cielo, afirmando-se como um modelo destinado a um maior prazer de condução, numa experiência holística e imersiva. A transformação de coupé para descapotável (e vice-versa) demora apenas 12 segundos.

O MC20 Cielo revela os seus atributos especiais logo no seu próprio nome: MC significa Maserati Corse (‘Competição’) e 20 refere-se ao ano de início de produção – 2020. Agora a denominação Cielo (‘céu’) sublinha o facto de ser um modelo devotado ao prazer de condução nos grandes espaços abertos, ao mesmo tempo mantendo todas as prerrogativas do coupé.

O modelo está equipado com um vidro eletrocromático (vidro inteligente) de última geração, que pode, instantaneamente, passar de transparente a opaco através do toque num botão no ecrã central, por via da tecnologia PDLC (Polymer-Dispersed Liquid Crystal, ou seja, ‘Cristais Líquidos Dispersos em Matriz Polimérica’).

Sem mexer nas linhas gerais do coupé, a versão descapotável acrescenta apenas mais 65 kg do que o modelo de que deriva, o que só foi possível através de um trabalho meticuloso e preciso durante as fases de design do modelo. O chassis é composto em fibra de carbono (o mesmo para todas as três configurações a lançar: coupé, spyder e a futura versão elétrica), o que lhe permite oferecer uma elevadíssima rigidez torsional para uma valiosa combinação entre utilização em estrada e pista. A aerodinâmica foi bastante trabalhada para providenciar elevada eficiência, tanto em configuração aberta, como fechada.

As portas tipo asa de borboleta permitem entrar e sair do habitáculo com maior facilidade, além de permitirem admirar o cockpit em fibra de carbono e as rodas dianteiras totalmente livres.

A versão de lançamento apresenta uma nova cor metalizada de tripla camada conhecida como Acquamarina, disponível enquanto parte do programa de personalização Maserati Fuoriserie. Trata-se de uma cor que interage com a luz, tendo por base um cinzento pastel inspirado pela competição, reminiscente do ADN desportivo do MC20, acompanhada de uma mica iridescente água marinha.

Tal como o coupé, o MC20 Cielo está equipado com o motor V6 Nettuno biturbo de 630 CV e 7500 rpm, estando associado a uma caixa automática de dupla embraiagem. A tração faz-se às rodas traseiras.

Equipamento premium

O MC20 Cielo pode ser equipado com um opcional sistema de som High Premium Sonus faber. O sistema do MC20 Coupé, vencedor do prémio EISA para o melhor sistema de som a bordo de um veículo, foi especificamente otimizado para ajustar-se as necessidades acústicas e de posicionamento únicas do habitáculo do spyder, estando os 12 altifalantes do sistema posicionados de forma a obter uma sonoridade natural.

O novo modelo também acrescenta um amplo leque de sistemas de segurança ativa. Para além dos sensores de estacionamento, da câmara traseira e do sistema de monitorização do ângulo morto, incluídos no MC20 desde o ano modelo MY22, o novo spyder introduz a travagem autónoma de emergência, a informação de sinais de trânsito e uma nova câmara de 360°.

Por fim, a experiência a bordo do automóvel é gerida através do sistema multimédia Maserati Intelligent Assistant (MIA) e do Maserati Connect.

Desenvolvido no Maserati Innovation Lab e produzido na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti, o spyder é 100% made in Italy e 100% made in Modena, tal como a versão coupé.

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