A mesma embarcação que, meses antes, fez a “Rota do Chá”, via marítima de Hong Kong a Londres, em pouco mais de 36 dias, duas horas e mais uns minutos. No curto passeio em que fomos da Baía de Cascais até à beira onde o Oceano começa atingimos os 39 nós de velocidade. Caso para dizer que a Maserati conseguiu o que queria e ninguém ficou indiferente à sensação de «voar baixinho.»
Mas passemos ao automóvel, que é sobre isso que este texto trata. Testamos o renovado Maserati Ghibli pelas estradas que nos levaram de Cascais ao Cabo da Roca. Curvas e contracurvas, ultrapassagens em estradas contíguas para as quais é necessário a existência de muitos cavalos no motor para serem feitas com a segurança necessária. O Ghibli tem. Ao todo são 430, que se nota mal pisamos com mais veemência no acelerador. Trata-se de um motor…Ferrari. Que equipa as versões Granlusso e Granport.
Esta berlina desportiva e vistosa demora 4.8 segundos dos 0 aos 100 km/. O preço da versão testada ronda os 133 000 Euros – nas versões inferiores o preço começa em 97 000 Euros. O Ghibli conta com uma velocidade máxima de 284 km/ e disponibiliza a tração integral Q4 da Maserati.
Recorde-se que o Ghibli é um dos modelos mais antigos da marca italiana. Concebido na cidade de Turim a primeira versão foi revelada em 1966. Já este ano a marca fez um restyling no modelo, com especial incidência na grelha frontal e juntou-lhe uma série de tecnologia e conetividade no seu interior. Em Portugal, no total, vendem-se 60 automóveis da Maserati por ano, segundo indicou ao DN Ócio Sílvia Pini, responsável de marketing.
É um automóvel sóbrio mas não deixa ninguém indiferente à sua passagem. Quer pela estética quer pelo roncar do seu motor V6. Quer confirmar? Veja o vídeo.Texto Filipe Gil/DN Ócio