Depois de 30 anos e com mais de um milhão de unidades vendidas, a Mazda entende que o MX-5 se tornou algo mais do que uma simples criação sua, desenvolvendo assim uma edição especial e limitada a apenas 3000 unidades abrangendo ambas as versões Soft-Top e RF do modelo. O elemento mais chamativo é, desde logo, a cor Orange Racing, uma cor de carroçaria exclusiva que “evoca o amanhecer de um excitante novo dia”, de acordo com a marca.
Para além da cor Racing Orange, o MX-5 30th Anniversary Edition está equipado com jantes em alumínio (Rays ZE40 RS30), desenvolvido em exclusivo para o MX-5, em cooperação com a Rays Co., Ltd., ostentando uma placa comemorativa “30th Anniversary” com o respetivo número de série desta versão.
Outros itens presentes nesta edição especial são as pinças dos travões Brembo pintadas em laranja, os detalhes em laranja nos bancos, painéis das portas, painel de bordo e alavanca das mudanças, bancos Recaro, amortecedores Bilstein (só em versões de caixa manual), pinças de travões Nissin (pintadas em laranja), sistema de som Bose (AudioPilot 2) com nove altifalantes e Apple CarPlay e Android Auto (em determinados mercados).
Originalmente desvendado ao mundo em 1989, igualmente no Salão de Chicago, o MX-5 tornou-se num sucesso imediato. Três décadas e quatro gerações depois, o modelo ainda domina o mercado dos roadsters.
Ao longo do tempo, esta proposta de dois lugares permaneceu sempre fiel ao princípio original, assente num roadster acessível, leve e, acima de tudo, divertido de conduzir, com a atual geração (ND) a assumir o princípio da filosofia Jinba Ittai “condutor-e-automóvel-como-um-só”, hoje parte integrante de todos os modelos da Mazda.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.