Apenas para o mercado americano, o novo Mazda CX-50 vem complementar a gama de modelos de estilo SUV da marca japonesa, sendo o primeiro de uma ofensiva de novos produtos que estão na calha para os mercados da América e Europa.

Posicionado logo acima do CX-5, este novo SUV compacto partilha a sua plataforma com os Mazda3 e CX-30, chegando ao mercado americano com ofertas puramente a combustão nesta fase, esperando-se a eletrificação para um momento posterior. No lançamento, terá dois blocos Skyactiv-G de 2.5 litros. Conta com a geração mais recente do sistema de tração integral i-Activ AWD e modos de condução diferenciados.

O desenho revela aptidões para utilização fora de estrada, mas não abdica de uma postura de condução muito dinâmica, indica a Mazda em comunicado, apontando ainda que o CX-50 beneficia de grande qualidade no habitáculo, não faltando a estreia de um tejadilho panorâmico.

O CX-50 será o primeiro automóvel da Mazda a ser produzido na fábrica da Mazda Toyota Manufacturing (MTM) de Huntsville, no Alabama, devendo começar a sair das linhas de montagem em janeiro de 2022. A MTM é uma parceria 50/50 entre os dois construtores japoneses, tendo uma capacidade anual de produção em torno das 300 mil unidades (150 mil para cada marca). Isso inclui o desenvolvimento conjunto de tecnologias de eletrificação, conectividade e segurança.

Este novo modelo surge antes de mais dois SUV de grandes dimensões que vão ser lançados na Europa ao longo dos próximos dois anos. O CX-60 terá uma disposição comum de duas filas de bancos, enquanto o CX-80 de três filas irá ser o primeiro a contar com motorização plug-in híbrida a gasolina na Europa. Além disso, combinando eficiência e potência, a marca irá estrear também uma nova geração de motores Skyactiv-X de seis cilindros em linha e um motor Skyactiv-D com sistema mild hybrid de eletrificação a 48 volts.

Leia também:

Mazda vai reforçar gama SUV na Europa com novos CX-60 e CX-80

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.