A Mazda irá reforçar a sua gama de modelos de estilo SUV para a Europa já em 2022. Na calha estão dois novos automóveis do grupo de ‘Grandes Produtos’, ou seja, de maiores dimensões, o CX-60 e o CX-80, que irão ser lançados até 2024.

Indo ao encontro da procura crescente de automóveis com carroçaria SUV, tendo a Mazda já à venda os CX-3, CX-30 e CX-5, a gama será ampliada com duas propostas específicas para o mercado europeu, os CX-60 e CX-80.

Aproveitando, em pleno, a estratégia de desenvolvimento e produção ‘Building Block’ da Mazda, na qual se incorpora a tecnologia Skyactiv, o planeamento agregado e a produção flexível, a Mazda irá expandir a sua gama de modelos SUV com recurso às mais recentes tecnologias. Com duas e três filas de bancos, respetivamente, o CX-60 e o CX-80 irão liderar a introdução na Europa de modelos híbridos plug-in (PHEV), com motores a gasolina de quatro cilindros em linha combinados com um motor elétrico.

No entanto, a marca de Hiroxima não pretende abdicar dos motores de combustão interna, estando previstas novas gerações do motor a gasolina Skyactiv-X e do motor Diesel Skyactiv-D em combinação com um sistema mild hybrid de 48 V. Em complemento, durante o primeiro semestre de 2022, irá chegar ao mercado uma nova versão do MX-30, o primeiro veículo elétrico de produção em massa da Mazda, que irá incorporar múltiplas tecnologias de eletrificação utilizando o motor rotativo Wankel como gerador.

A partir de 2025, a Mazda irá introduzir uma série de novos produtos assentes numa nova plataforma dedicada a propostas EV. Com a introdução destes modelos, a Mazda pretende completar o processo de eletrificação da totalidade da sua gama até 2030.

Para outros mercados fora da Europa – como o americano –, a Mazda prepara também o lançamento de outros modelos, dois de grandes dimensões, o CX-70 e o CX-90, e um de dimensões médias, o CX-50.