Mercedes-AMG A 35 4MATIC: Acesso ‘simplex’ ao mundo AMG por 62.500€

26/11/2018

A divisão desportiva da Mercedes-Benz sabe que o segmento dos compactos está em alta, pelo que a chegada de um AMG ‘simplificado’ com motor de dois litros capaz de debitar 306 CV e 400 Nm de binário assume um papel essencial para um acesso mais fácil a um desportivo de alto gabarito. Chega em janeiro de 2019 com um custo base de 62.500€.

Dividindo a gama do Classe A em duas variantes AMG – sendo que a mais potente A45 AMG irá ser posicionada com uma potência acima dos 400 CV –, a marca alemã procura apelar a uma faixa de clientes diferente num segmento em que o número de propostas tem vindo a aumentar de forma significativa, o dos compactos de segmento médio. Por outro lado, concede uma variante mais apelativa e muito eficaz para um nicho de clientes que valoriza igualmente o estatuto premium concedido pelo símbolo da estrela.

Dois litros potente

No caso do A35, a marca recorre a um motor de 2.0 litros e quatro cilindros com mais de 300 CV, que surge associado a caixa automática de sete velocidades de dupla embraiagem (AMG Speedshift DCT 7G) e tração integral 4MATIC avançada, capaz de efetuar uma gestão eficaz da motricidade em todos os momentos. Graças a esta aliança, consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em 4,7 segundos, antes de atingir uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada). O consumo médio anunciado é de 7,3-7,4 l/100 km (dependendo do equipamento). A caixa de velocidades tem patilhas atrás do volante para controlo manual/sequencial.

Tecnicamente, dispõe de reforços estruturais na dianteira, por exemplo, no compartimento do motor e trabalho também ao nível da suspensão, que neste caso conta com o sistema designado AMG Ride Control com componentes em alumínio de maior ligeireza, embora a companhia ofereça ainda como opção a suspensão com amortecedores adaptativos com três modos de firmeza. A direção também foi melhorada para maior precisão e o conjunto de travão também majorado para responder à maior exigência dinâmica. Assim, foram instalados discos ranhurados de 350 mm de diâmetro no eixo dianteiro e de 330 mm atrás.

Os modos de condução presentes destacam-se pelos Slippery (escorregadio), Sport e Sport+, sendo este último dedicado a condução mais agressiva.

O visual é nitidamente mais desportivo, incluindo para-choques diferentes, com entradas de ar dianteiras mais amplas na frente e difusor atrás, enquanto um dos pontos de destaque é igualmente o spoiler superior na traseira, a que se juntam as jantes de 19 polegadas. No interior, outros detalhes, como o volante com base plana, revestimentos em pele para os bancos (também mais desportivos) e mostradores específicos para esta versão no sistema de infoentretenimento. A este respeito, o sistema MBUX, estreado no Classe A, continua a evoluir e a mostrar a sua adaptação a novos formatos de veículo, com visuais únicos para a unidade AMG na instrumentação.

A chegada ao mercado nacional acontece no início do próximo ano, com o preço base deste Classe A mais desportivo situado nos 62.500€.

A diferença entre a linha de equipamento Night Package e a Edition One, que se demarca pela presença de um spoiler mais avantajado.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.