A Mercedes-AMG revelou a nova geração desportiva do Classe C na forma dos C43 4MATIC berlina e carrinha, destacando-se o já anunciado ‘adeus’ ao motor V6 turbo em favor de novos motores de quatro cilindros em linha, mas com eletrificação ‘mild hybrid’ associada para uma potência de 408 CV.

A marca alemã dá mais um passo em frente com a sua gama de desportivos, abandonando os blocos V6 e optando pelo motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha (M139l) que lhe permitirá obter maior eficiência, sobretudo atendendo à presença de uma componente de eletrificação ‘mild hybrid’ de 48 V, ao abrigo da qual consegue debitar 10 kW/14 CV suplementares para ajudar nas prestações, mas também para permitir maiores competências na função de ‘roda livre’.

Transitando diretamente da experiência obtida em pista, nomeadamente, na Fórmula 1, esta tecnologia permite ainda a possibilidade de contar com turbo elétrico (acionado pelo sistema elétrico de 48 V, que também alimenta o motor de arranque/gerador por correia (RSG), resultando assim numa melhoria das prestações, mas também da eficiência. O motor não é propriamente uma novidade, uma vez que havia sido anunciado primeiramente no AMG SL 43, chegando agora ao Classe C numa vertente ligeiramente mais potente.

Além dos 408 CV de potência máxima, este conjunto eletrificado também garante 500 Nm às 5000 rpm. A nova geração AMG do Classe C apenas estará disponível com a caixa automática AMG Speedshift MCT 9G de nove relações para passagens melhoradas entre relações, ao passo que o sistema traseiro direcional surge como equipamento de série com efeitos dinâmicos.

A completar o leque de credenciais técnicas, destaque ainda para a tração integral 4MATIC com distribuição favorável de binário ao eixo traseiro (31/69) para um temperamento mais aguerrido. Outro dos parâmetros de série do C43 é a suspensão adaptativa AMG Ride Control que altera o nível de amortecimento consoante o modo de condução selecionado, havendo cinco programas à disposição do condutor por intermédio do AMG Dynamic Select: ‘Slippery’, ‘Comfort’, ‘Sport’, ‘Sport+’ e ‘Individual’.

De resto, a afinação do chassis foi também melhorada para lidar com as exigências mais desportivas desta gama AMG, nomeadamente ao nível do sistema de travagem com discos ventilados e perfurados de 370×36 mm na dianteira e de 320×24 mm na traseira.

Quanto a prestações, o C43 4MATIC em carroçaria berlina acelera dos zero aos 100 km/h em 4,6 segundos, enquanto a carrinha cumpre o mesmo exercício em 4,7 segundos. Em ambos os casos, a velocidade máxima está limitada aos 250 km/h. Opcionalmente, com o pacote ‘AMG Driver’s Package’, a velocidade máxima pode aumentar para os 265 km/h. Já os consumos são apontados como melhores face à anterior geração, com valores entre os 8,7 e os 9,1 l/100 km na berlina e os 8,8 e os 9,2 l/100 km no caso da carrinha.

Esteticamente, os novos modelos da marca beneficiam de apontamentos específicos tanto no exterior, como no interior.

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