Na comemoração dos 55 anos da Mercedes-AMG, a ‘prenda’ vai para alguns dos entusiastas da marca de desportivos que procuram competência máxima em circuito. O Mercedes-AMG GT Track Series é, precisamente, uma edição limitada e exclusiva criada pelo departamento de competição da AMG numa ponte direta com o mundo das pistas.

Assume-se como o carro desportivo mais potente alguma vez criado pela Mercedes-AMG, pensado para eventos em pista. Aludindo aos 55 anos da marca, apenas serão produzidos 55 exemplares, evocando muito concretamente o legado dos fundadores Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher de criar os melhores carros de sempre.

Esta edição limitada tem por base o já de si arrojado AMG GT Black Series, embora o novo Track Series tenha sido evoluído para oferecer prestações mais extremas e uma abordagem à condução sem filtros e, crucialmente, sem homologação para estrada. Este é um nicho de mercado que tem vindo a chamar cada vez mais a atenção aos construtores de automóveis desportivos e de luxo, podendo vir a ser ainda mais representativo no futuro, para prolongar a existência dos motores de combustão quando estes estiverem reduzidos a uma pequena participação nas estradas públicas.

No ‘coração’ deste AMG GT Track Series está o motor V8 biturbo de 4.0 litros que já é conhecido do Black Series, mas os engenheiros de Affalterbach melhoraram ainda mais os seus números graças a injetores e mapa de motor específicos provenientes da competição, elevando a potência para os 734 CV e o binário para 850 Nm.

A caixa sequencial de competição Hewland HLS de seis velocidades com diferencial ajustável transmite a potência ao eixo traseiro e, tal como na restante família GT, está montada no eixo traseiro, ligando-se ao compartimento do motor por intermédio de um ‘encapsulamento’ (denominado pela marca ‘torque tube’) concebido em fibra de carbono que acentua a rigidez estrutural do veículo.

Paralelamente, a suspensão desta versão especial de aniversário foi melhorada com amortecedores Bilstein ajustáveis em quatro vias, com configurações de alta e de baixa velocidade nos níveis de compressão e de distensão, ajustando também a altura ao solo. As barras estabilizadoras tamém foram melhoradas para assegurar um maior equilíbrio dinâmico.

Aerodinâmica melhorada

O desenho e a aerodinâmica deste AMG GT Track Series segue também a filosofia da máxima eficácia. O capot, as cavas das rodas, o portão traseiro e o difusor traseiro são compostos em fibra de carbono, contribuindo para a redução de peso geral, ficando-se pelos 1400 kg no total. As ranhuras integradas nas cavas das rodas dianteiras têm uma função aerodinâmica, incrementando o arrasto aerodinâmico, enquanto as soleiras com carbono exposto incorporam, junto às rodas, lâminas verticais que contribuem para um fluxo de ar maximizado em redor do veículo. O difusor traseiro, note-se ainda, é claramente inspirado na competição automóvel.

Na dianteira, a grelha do radiador tem função aerodinâmica e de refrigeração para os componentes do motor. O splitter dianteiro inferior assegura uma maior pressão aerodinâmica e foi especialmente desenvolvido para este AMG GT Track Series. É complementado pela asa traseira, modificada e mecanicamente ajustável que tem por base a unidade do GT Black Series.

Mercedes-AMG GT Track Series

Outro elemento desenvolvido especialmente para este AMG foi o conjunto de jantes forjadas de 18 polegadas, a medida habitual para os carros de competição, podendo acomodar todos os tipos comuns de pneus de pista. A pintura especial ‘hightech silver magno’ do departamento de personalização Manufaktur adiciona um toque suplementar de desportividade, sendo complementada com apontamentos em preto e antracite.

Interior espartano

O interior é tipicamente espartano, tal como os carros de competição das categorias GT3 e GT4. Sem comandos supérfluos, todas as teclas e botões foram colocados de forma conveniente no habitáculo, incluindo botões para ajuste do controlo de tração e do ABS de competição, cada um com 12 níveis de atuação (do nível ‘1’ que é o de máxima intervenção de ambos, ao ‘12’, que desativa ambas as ajudas; pelo meio, o nível ‘11’, que as coloca ao mínimo da intervenção).

O sistema de travagem tem discos em aço com 390 mm de diâmetro na dianteira e 355 mm da traseira, havendo também um controlo para a distribuição de travagem entre a frente e a traseira.

De resto, à bacquet de competição com cinco de cinco pontos juntam-se outros elementos especiais que o afastam decisivamente da versão de estrada, como a ‘jaula de segurança’ em aço de alta resistência que surge aparafusada à estrutura em alumínio do veículo, até à ‘porta’ de extração rápida situada no tejadilho. A célula de segurança do condutor está feita em fibra de carbono, permitindo também facilidade de movimentos aos condutores mais altos. A marca aponta que esta estrutura de segurança cumpre os requisitos da FIA. Não falta também um extintor de alta capacidade próprio da competição.

Nota final para o volante desenvolvido unicamente para o GT Track Series em cooperação com os peritos dos videojogos Cube Controls, com diversas possibilidades de ajustes. O tablier concebido em carbono e acabamentos matizados incluem um ecrã totalmente personalizável da Bosch, dispondo também de uma unidade de registo de dados para fins de competição, como por exemplo, um ‘gatilho’ para lançar cada volta rápida e guardá-la num sistema informático.

Cada modelo terá uma placa indicativa da sua produção, numerando as unidades da primeira até à 55ª e última.

As vendas serão feitas diretamente pela sede em Affalterbach, com as entregas previstas para o segundo trimestre de 2022, rendo cada um dos modelos um preço base de 369.000€ mais IVA (na Alemanha). A marca terá ainda diferentes opcionais, como o sistema de bebida, peças sobressalentes ou sistema de ventilação para o capacete.

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